metropoles.com

Novo ensino médio deixa alunos mais satisfeitos e otimistas com futuro

Reforma do ensino médio, criada em lei de 2017, começa a ser implementada no próximo ano, mas alunos de projetos-pilotos estão gostando

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Volta as aulas de ensino medio em Sao Paulo
1 de 1 Volta as aulas de ensino medio em Sao Paulo - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Prevista em uma lei de 2017, a reforma do ensino médio começa a ser implementada nas redes pública e privada de todo o país no próximo ano. Mas projetos-pilotos já estão em funcionamento em uma amostra de escolas, e, segundo uma pesquisa feita com estudantes dos dois modelos, o novo ensino médio tem alunos mais satisfeitos e confiantes em relação ao futuro profissional do que os vinculados ao atual currículo.

Criado pela Lei nº 13.415, que alterou as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, esse novo ensino médio é focado em uma formação menos teórica e mais voltada a conteúdos técnicos e orientação profissional/acadêmica. A maior novidade é que os estudantes terão de cumprir os chamados itinerários formativos, que começam a ser ofertados ainda em 2022, mas só serão obrigatórios a partir de 2023.

A carga horária também vai aumentar, de 800 horas por ano para mil, o que deve significar crescimento no período diário de estudo, de quatro para cinco horas. As disciplinas vão se tornar áreas do conhecimento (linguagens e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e sociais aplicadas), como já é cobrado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e só português e matemática serão obrigatórios nos três anos do programa, com o aluno ganhando protagonismo para escolher em quais outras áreas vai querer focar mais.

Uma pesquisa feita com 2 mil estudantes (mil cursando o novo ensino médio e mil que ainda estão no modelo tradicional) a pedido do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Serviço Social da Indústria (Sesi) mostrou maiores índices de satisfação e otimismo com o futuro no grupo que já está no novo formato.

7 imagens
A aferição da temperatura na volta às aulas em São Paulo
Aulas presenciais voltaram com precauções contra o coronavírus
Alunos retornaram às salas de aula após 17 meses
Fiocruz recomenda vacinação de jovens entre 12 e 18 anos para volta segura às salas de aula
São Paulo terá volta às aulas presenciais no ensino superior em agosto
1 de 7

Fila de alunos para entrar na Escola Estadual Caetano de Campos, no centro de São Paulo

Fábio Vieira/Metrópoles
2 de 7

A aferição da temperatura na volta às aulas em São Paulo

Fábio Vieira/Metrópoles
3 de 7

Aulas presenciais voltaram com precauções contra o coronavírus

Vinicius Schmidt/Metrópoles
4 de 7

Alunos retornaram às salas de aula após 17 meses

Gustavo Moreno/Especial Metrópoles
5 de 7

Fiocruz recomenda vacinação de jovens entre 12 e 18 anos para volta segura às salas de aula

Hugo Barreto/Metrópoles
6 de 7

São Paulo terá volta às aulas presenciais no ensino superior em agosto

Hugo Barreto/Metrópoles
7 de 7

Retorno das aulas na Escola Estadual Professor Milton da Silva Rodrigues, no bairro Freguesia do Ó (SP), em novembro de 2020

Rafaela Felicciano/Metrópoles

De acordo com esse levantamento (veja a íntegra no fim da reportagem), 77% dos participantes do novo ensino médio estão satisfeitos ou muito satisfeitos com a escola, contra 70% dos entrevistados do modelo antigo. A expectativa com o futuro profissional é otimista ou muito otimista para 78% dos inseridos no novo modelo, 10 pontos percentuais a mais do que nos estudantes do ensino médio tradicional. E 13% dos alunos do novo formato já pensaram em deixar a escola, porcentagem que chega a 17% entre os que ainda seguem no modelo antigo.

A pesquisa mostrou ainda que 61% dos estudantes que estão cursando o novo ensino médio avaliam positivamente o formato. Entre os motivos, estão a facilidade para conseguir “o primeiro emprego devido à capacitação” e as mudanças curriculares. Para 73% desses alunos, o potencial do inédito modelo para melhorar a qualificação profissional do Brasil é grande ou muito grande.

A escolha dos itinerários

Entre os alunos que já cursam o novo ensino médio e podem escolher entre cinco itinerários, o de Formação Técnica e Profissional (FTP) é o favorito (26%), seguido por Linguagens (20%), Ciências Humanas (18%), Ciências da Natureza (16%) e Matemática (11%). O que motiva os estudantes a optarem pelo itinerário formativo é o interesse em ingressar no mercado de trabalho logo após o ensino médio (31%) e a afinidade com o curso superior que desejam fazer (28%).

Sobre a pesquisa

Encomendado pelo Sesi e pelo Senai junto ao Instituto FSB Pesquisa, o levantamento fez duas amostras de mil estudantes cada, uma com matriculados no ensino médio tradicional e uma no modelo novo. No decorrer das sondagens, foram realizadas entrevistas presenciais, representando em cada uma delas margem de erro de 3 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.

A pesquisa com alunos do ensino médio tradicional levou em consideração o controle das seguintes cotas: (a) estado, (b) condição do município, (c) rede de ensino e (d) série escolar. A amostra foi desenhada de forma proporcional, de acordo com os dados do Censo Escolar de 2020, para espelhar a proporção de matrículas do ensino médio tradicional conforme os estratos amostrais acima.

Por sua vez, o levantamento com o grupo do novo ensino médio levou em consideração três redes de ensino, as quais já possuem alunos experimentando a inédita estrutura curricular em sua forma plena. Foram entrevistados alunos de escolas da rede pública de São Paulo e Mato Grosso do Sul, bem como estudantes da Rede Sesi.

As sondagens foram realizadas entre os dias 8 e 22 de setembro de 2021.

Devido a poucas escolas privadas já terem aderido ao novo modelo, 94% dos entrevistados estudam em escolas públicas (incluindo a rede Sesi).

Veja a íntegra da pesquisa:

RELATÓRIO – Instituto FSB Pesquisa – SESI SENAI – Novo Ensino Médio by Raphael Veleda on Scribd

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?