metropoles.com

Novo ciclone extratropical no RS poderá causar ventos de até 110km/h

Passagem de ciclone pelo Rio Grande do Sul também levará ventos intensos ao litoral do Paraná, Rio de Janeiro, de São Paulo e Santa Catarina

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Governo do Rio Grande do Sul
Foto colorida de estrago causado por ciclone no Rio Grande do Sul - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de estrago causado por ciclone no Rio Grande do Sul - Metrópoles - Foto: Reprodução/Governo do Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul está em alerta para a formação de um novo ciclone extratropical nesta quarta-feira (12/7), a partir do período da tarde, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O fenômeno deve causar ventos de até 110 km/h, principalmente na Região Metropolitana de Porto Alegre, capital gaúcha, e nas áreas de serra, antes de se deslocar para o oceano.

Como consequência do ciclone no RS, o estado do Rio de Janeiro deve sofrer com vendavais até sábado (15/7). Os ventos intensos provavelmente atingirão o litoral do Paraná, de São Paulo e Santa Catarina.

Ciclone: saiba como é o fenômeno que atinge parte do sul do Brasil

Além do ciclone, uma frente fria está prevista para as regiões Sul e Sudeste. A meteorologista e coordenadora-geral do Inmet, Marcia Seabra, alerta que as temperaturas devem chegar a 0 ºC, além de geadas na Serra Gaúcha, em Minas Gerais e no sul de São Paulo.

“Tem previsão de muita chuva no estado do Rio Grande do Sul nesta quarta e quinta-feira [13/7], onde são previstos volumes de chuvas que podem ultrapassar os 100 mm”, destaca Maria Seabra.

previsão de ressaca do mar no final de semana nas regiões Sul e Sudeste. “Há previsão de ressaca desde o Chuí, que fica no extremo sul do Rio Grande do Sul, até Campos, no norte do Rio de Janeiro, já a partir da noite desta quarta-feira até o sábado”, afirma a coordenadora-geral do Inmet.

Segundo o Inmet, o novo ciclone tem algumas familiaridades com o fenômeno que atingiu o Rio Grande do Sul em 15 de junho, deixando cerca de 20 mortos e milhares de desabrigados e desalojados.

O novo ciclone é o terceiro a atingir o Rio Grande do Sul em menos de um mês. Os fenômenos têm deixado um rastro de destruição e traz preocupação para os moradores e produtores da Região Sul.

4 imagens
Ciclone no RS causa inundações
Ciclone destrói ruas em São Leopoldo
1 de 4

Chuva causou estragos em várias cidades de Santa Catarina

Dayvid Morona/NSC TV
2 de 4

Ciclone no RS causa inundações

Divulgação/PMPG
3 de 4

Ciclone destrói ruas em São Leopoldo

Reprodução/Twitter
4 de 4

Maurício Tonetto/Secom

O Inmet também emitiu alerta amarelo para tempestades e chuvas intensas em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Roraima e Sergipe, e no Paraná, Rio Grande do Sul e Amazonas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?