metropoles.com

Parte do Ceará fica sem luz quatro dias após apagão que afetou o país

Queda de energia na região metropolitana de Fortaleza ocorreu quatro dias após apagão que afetou 25 estados brasileiros e o Distrito Federal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Linhas de transmissão de energia elétrica - Metrópoles
1 de 1 Linhas de transmissão de energia elétrica - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Fortaleza e cidades da região metropolitana do Ceará registraram um novo apagão na manhã deste sábado (19/8). A queda de energia também afetou alguns bairros dos municípios próximos.

A Eletrobras informou que o desligamento ocorreu por volta das 4h28, na região metropolitana de Fortaleza, e teve origem em defeito na subestação Pici II, em setor sob responsabilidade da Enel Ceará.

“A subestação é compartilhada entre a Eletrobras Chesf e a distribuidora Enel Ceará, no qual o setor de 69kV é de responsabilidade da Enel Ceará e o setor de mais alta tensão (230 kV), de responsabilidade da Eletrobras Chesf. O problema ocorreu no setor de 69kV, portanto, sob responsabilidade da Enel Ceará”, esclareceu.

Após a constatação do apagão, a Eletrobras Chesf informou a disponibilidade de todos os seus ativos ao Operador Nacional do Sistema, procedendo o restabelecimento do setor afetado, logo após autorização da Enel Ceará.

De acordo com a Enel, a energia foi reestabelecida para todos os clientes de forma gradativa em pouco mais de uma hora, até as 5h57, e trabalha em conjunto com a Chesf para apurar a dinâmica dos eventos.

Com o apagão, semáforos ficaram desligados em algumas regiões de Fortaleza.

Segundo apagão

Este foi o segundo apagão a afetar cidades cearenses nesta semana. Na terça-feira (15/8), uma queda de energia deixou 25 estados e o Distrito Federal sem luz por cerca de duas horas. O Ceará foi o local apontado como gerador do incidente.

Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que o evento que causou o apagão de terça-feira (15/8) em todo o país foi iniciado na linha de transmissão Quixadá-Fortaleza II.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, declarou que a linha pertence à Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), subsidiária da Eletrobras. Segundo ele, a empresa entrou em contato com o Operador Nacional do Sistema Elétrico admitindo o erro e confirmando que houve uma falha.

Representantes do Ministério de Minas e Energia e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) farão uma reunião em 25 de agosto para “avaliar detalhadamente as causas e as consequências da ocorrência”. O ONS tem 30 dias para concluir o Relatório de Análise da Perturbação (RAP).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?