metropoles.com

Novo aciona TCU para investigar R$ 1,7 bi em “emendas disfarçadas”

Partido aponta que governo usou verba de despesa obrigatória de forma discricionária e cobra por uma investigação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Fachada do ministério da saúde com letras douradas - Metrópoles - Vacinação empresa de fachada
1 de 1 Fachada do ministério da saúde com letras douradas - Metrópoles - Vacinação empresa de fachada - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O partido Novo acionou o Tribunal de Contas da União (TCU) nesta segunda-feira (30/12) para investigar o Ministério da Saúde pelo uso indevido de verba pública para média e alta complexidade.

Segundo a sigla, o governo distribuiu esse recurso de forma discricionária, como se fosse uma “emenda disfarçada”, sendo que o tipo de verba é classificado como despesa obrigatória. De acordo com a denúncia assinada por parlamentares do Novo, só em 2023 teria sido repassado cerca de R$ 1,7 bilhão desta maneira.

Esse uso irregular do recurso descumpriria a Lei de Responsabilidade Fiscal e seria uma forma de favorecer deputados e senadores, mesmo após mudanças na forma de distribuição de emendas parlamentares.

Suspensão da verba

O partido pede ainda uma medida cautelar para suspender o uso discricionário das verbas até o julgamento do mérito, com o objetivo de evitar danos irreversíveis.

Também é solicitada a oitiva dos gestores responsáveis e o reconhecimento da irregularidade. Entre os estados beneficiados estão Rio de Janeiro, Maranhão e Rio Grande do Norte. A reportagem entrou em contato com o Ministério da Saúde e aguarda um retorno. O espaço segue aberto.

Reportagem do Metrópoles de março deste ano mostrou que sete prefeituras aliadas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, receberam 1/4 dos recursos excepcionais da Saúde, que é uma verba excedente distribuída de forma estratégica para necessidades não previstas ou situações emergenciais nas áreas de média e alta complexidade.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?