metropoles.com

Novembro começa com alertas de tempestades Brasil afora. Veja onde

País tem convivido com chuvas fortes e ventanias de até 100 km/h. Chegada de uma frente fria deve aumentar as precipitações

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles (@vinicius.foto)
As fortes chuvas que atingem o Distrito Federal nesta quarta-feira (16/10) já causaram alagamentos na Asa Norte e queda de uma árvore na região do Incra 08. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a capital está sob alerta amarelo, com previsão de chuvas intensas e ventos de até 60 km/h, válido até às 10h desta quinta-feira (17/10).
1 de 1 As fortes chuvas que atingem o Distrito Federal nesta quarta-feira (16/10) já causaram alagamentos na Asa Norte e queda de uma árvore na região do Incra 08. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a capital está sob alerta amarelo, com previsão de chuvas intensas e ventos de até 60 km/h, válido até às 10h desta quinta-feira (17/10). - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles (@vinicius.foto)

Novembro começou com fortes chuvas em grande parte do Brasil. Os volumes constantes de precipitações são decorrentes de uma combinação de fatores meteorológicos. Por causa disto, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) tem emitido alertas repetidos sobre chuvas intensas.

O volume importante de chuvas é atribuído à atuação de ventos nos diferentes níveis da atmosfera, com a atuação de uma baixa pressão combinada com um fluxo maior de umidade no Brasil Central. O sistema é descrito pelo Climatempo, que prevê que nos próximos dias as precipitações se intensifiquem no território nacional.

Além dos altos volumes de chuvas, algumas localidades estiveram submetidas várias vezes a alertas de chuvas intensas acompanhadas de ventos. Os avisos foram emitidos pelo Inmet. Em alguns casos, a ventania foi estimada em até 100 quilômetros por hora (km/h).

Nesta quarta-feira (6/11), por exemplo, há dois alertas de chuvas intensas vigentes que alcançam 3.571 municípios. O Brasil tem ao todo 5.570 cidades.

Um dos alertas é de perigo, caracterizado pela cor laranja. Ele é válido até as 10h da quarta-feira (6/11). Nesta área específica, podem ser afetados 860 municípios nos estados do Pará, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e do Distrito Federal.

Já para outros 2.711 municípios, o alerta é da cor amarela, o mais brando na escala de três níveis do Inmet. Nestas localidades, são esperadas chuvas de 20 a 30 mm/h. Com isto, o acumulado diário pode ser de até 50 mm.

Os municípios sob o alerta amarelo têm, além das chuvas, preocupação com os ventos. A velocidade máxima deles poderá ser de até 60 km/h. Este alerta é válido até a quinta-feira (7/11).

Mais chuvas

As chuvas poderão se intensificar ainda mais pelo Brasil a partir desta quarta. O Climatempo divulgou o avanço de uma frente fria sobre o país. O fenômeno se manifestará primeiramente no Sul do Brasil.

Ao longo dos dias, a frente fria vai avançar para estados do Sudeste e Centro-Oeste, levando mais precipitação para as unidades da Federação destas regiões, que já têm provocado chuvas consideráveis.

No Centro-Oeste, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás terão as chuvas intensificadas, e a situação deve se manter pelo menos até o domingo (10/11), conforme prevê o Climatempo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?