Nove das 10 cidades que aplicariam CNU no RS foram afetadas por chuvas
Concurso foi adiado pelo governo na sexta-feira (3/5). Segundo dados da Defesa Civil do RS, só Bagé não está entre os municípios afetados
atualizado
Compartilhar notícia
Entre os 10 municípios gaúchos onde seriam aplicadas as provas do Concurso Nacional Unificado (CNU), mais conhecido como “Enem dos Concursos”, neste domingo (5/5), nove figuram na lista das cidades afetadas pelas chuvas fortes que atingem o Rio Grande do Sul desde segunda-feira (29/4), deixando um rastro de destruição com 39 mortos e 68 desaparecidos, além de milhares de desalojados.
De acordo com dados mais recentes da Defesa Civil do RS, apenas Bagé não está entre os municípios afetados pelas chuvas no estado.
Em decorrência das chuvas que castigaram a região, o exame foi adiado, sem previsão de nova marcação de data, pela ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, nessa sexta-feira (3/5).
Do total de 2,1 milhões de inscritos, 80.348 fariam as provas em 10 cidades gaúchas (confira a distribuição abaixo). No ranking nacional, o RS é o oitavo em número de participantes.
CNU é adiado no Brasil
As provas da primeira edição do CNU estavam marcadas para serem aplicadas neste domingo (5/5), mas foram adiadas em todo o país devido aos estragos causados pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Ainda não há nova data para a aplicação do concurso.
Em entrevista nessa sexta-feira (3/5), a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, afirmou que seria “impossível realizar a prova no Rio Grande do Sul” e que o adiamento visa “preservar a integridade do concurso para todos os candidatos”.
“Não podemos deixar ninguém de fora. Temos que garantir condições idênticas a todos”, defendeu a ministra.
Além de garantir a “integridade dos participantes”, esse adiamento confere, segundo Dweck, uma “segurança jurídica” ao “Enem dos Concursos”. Vale ressaltar que, até agora, não há nova data para realizar o CNU. O MGI estuda questões logísticas para remarcar as provas.
O rastro de destruição das chuvas no RS
As enchentes no Rio Grande do Sul afetaram 351.639 pessoas em 265 municípios. No momento, mais de 24 mil estão desalojados e outros 8,1 mil estão em abrigos públicos. Em menos de uma semana, as chuvas deixaram 39 mortos, 68 desaparecidos e 74 feridos no estado.
Conforme o boletim mais recente da Defesa Civil, as 39 vítimas são de:
- Bento Gonçalves (1)
- Boa Vista do Sul (2)
- Candelária (1)
- Canela (2)
- Caxias do Sul (1)
- Encantado (1)
- Gramado (4)
- Itaara (1)
- Pantano Grande (1)
- Paverama (2)
- Pinhal Grande (1)
- Putinga (1)
- Salvador do Sul (2)
- Santa Cruz do Sul (4)
- Santa Maria (2)
- São João do Polêsine (1)
- São Vendelino (2)
- Segredo (1)
- Serafina Corrêa (2)
- Silveira Martins (1)
- Taquara (2)
- Três Coroas (3)
- Vera Cruz (1)