Novas imagens mostram início da discussão entre Jerry e Zanatta; veja vídeo
Confusão entre os deputados Marcelo Jerry (PCdoB-MA) e Júlia Zanatta (PL-SC) ocorreu na Comissão de Segurança Pública da Câmara
atualizado
Compartilhar notícia
Imagens divulgadas pelo jornal O Globo nesta quinta-feira (13/4) mostram os momentos que antecederam a confusão entre os deputados Marcelo Jerry (PCdoB-MA) e Júlia Zanatta (PL-SC) na Comissão de Segurança Pública da Câmara, na terça-feira (11/4).
A parlamentar acusa Jerry de assédio, que teria ocorrido no momento em que o deputado aparece falando próximo ao pescoço dela. Jerry alega que não houve assédio e que apenas estava defendendo outra colega de ataques feitos por Zanatta.
No vídeo divulgado pelo jornal O Globo, é possível ver que a confusão começou em meio a uma discussão entre a deputada Lídice da Mata (PSB-BA) e Júlia Zanatta. Veja:
A parlamentar baiana disse que não aceitaria que deputados homens pedissem que ela ficasse calma. Em seguida, Zanatta responde: “Fica calma! Mulher pode dizer?”.
As deputadas começaram a discutir; depois, Jerry se aproximou de Zanatta e falou algo próximo ao seu pescoço. Um vídeo divulgado por Jerry mostra que, ao se aproximar de Zanatta, o deputado pediu respeito à colega. “Respeite os 40 anos de mandato dela”, disse. Veja:
Ver essa foto no Instagram
Denúncias
Nas redes sociais, a deputada relatou: “Nunca dei liberdade para esse deputado e nem sabia qual era o nome dele, mas ele se sentiu livre para chegar por trás de mim. A sorte é que alguém registrou a cena absurda! Deputado do Partido Comunista do Brasil do estado do Maranhão, Márcio Jerry”.
A equipe do PL, partido do qual Zanatta faz parte, repudiou o caso e disse que representaria contra Jerry no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara.
Na tarde dessa quarta, o deputado prestou esclarecimentos e disse que não assediou Júlia Zanatta. Segundo Jerry, ele estava defendendo a colega Lídice da Mata de acusações feitas por Zanatta.
O deputado afirmou que tomará as “devidas providências de reparação” sobre o caso, e disse que Zanatta deturpou o fato. Ele também chamou as acusações de “mentira” e “fake news”.