metropoles.com

Nova presidente do STJ toma posse. Moraes e Bolsonaro marcam presença

A ministra Maria Thereza de Assis Moura será a 20ª presidente da Corte. Ela é a segunda mulher a assumir o cargo no STJ

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
ministra Maria thereza
1 de 1 ministra Maria thereza - Foto: null

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) terá nova gestão a partir desta quinta-feira (25/8). A ministra Maria Thereza de Assis Moura toma posse como a 20ª presidente da Corte; ao lado dela, o ministro Og Fernandes assume a vice-presidência. Os dois vão conduzir o STJ e o Conselho da Justiça Federal (CJF) no biênio 2022-2024, em substituição aos ministros Humberto Martins e Jorge Mussi, respectivamente. A cerimônia poderá ser acompanhada ao vivo pelo canal do STJ no YouTube.

Com 15 anos de atuação no STJ, a ministra é a atual corregedora nacional de Justiça, cargo integrante do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Após ter sido eleita por aclamação em maio, Maria Thereza assumirá o posto neste mês de agosto. A ministra será a segunda mulher a ocupar a presidência do tribunal. A primeira foi a ministra Laurita Vaz, no biênio 2016-2018.

Dentro do cenário atual de composição do STJ, Maria Thereza será a segunda mulher a comandar a Corte desde 7 de abril de 1989, quando o STJ foi instalado.

Poucas mulheres na Corte

A magistrada atuará junto a um corpo de ministros majoritariamente masculino. O tribunal é composto de, no mínimo, 33 ministros, nomeados pelo presidente da República entre brasileiros com mais de 35 anos e menos de 60 anos. Atualmente, entre eles, seis são mulheres. Isso representa 18% dos ministros da Corte.

ministra Maria thereza

A eleição da ministra Maria Thereza de Assis Moura obedece ao critério de antiguidade seguido pelos magistrados.

Divisão das cadeiras

Ainda segundo a Constituição, as cadeiras do STJ são divididas da seguinte forma: um terço entre juízes dos tribunais regionais federais e um terço entre desembargadores dos tribunais de Justiça, indicados em lista tríplice elaborada pelo próprio STJ; um terço, em partes iguais, entre advogados e membros dos Ministérios Públicos Federal, Estaduais, do Distrito Federal e dos Territórios, alternadamente, indicados na forma do artigo 94 da Constituição.

Convidados

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), devem comparecer à posse da ministra Maria Thereza de Assis Moura, nesta quinta-feira (25/8), às 17h. Moraes já marcou em sua agenda oficial a ida à cerimônia. A equipe de Bolsonaro ainda está fechando os últimos detalhes para confirmar a presença do chefe do Executivo no evento.

Caso o encontro seja concretizado, será a primeira vez que Bolsonaro e Moraes participam de um mesmo evento após operação contra grupo de empresários investigados por defenderem um golpe de Estado no WhatsApp. O caso foi revelado pelo colunista Guilherme Amado, do Metrópoles. A Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão nas residências dos suspeitos, em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Ceará na terça-feira (23/8).

As medidas judiciais foram expedidas pelo ministro Alexandre de Moraes. Além dos mandados de busca, o magistrado pediu a quebra de sigilo financeiro e determinou o bloqueio das contas bancárias e das redes sociais dos investigados.

O último encontro entre os dois ocorreu na posse de Moraes como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 16 de agosto, quando a relação foi amistosa. No entanto, as animosidades nos bastidores continuam, e o risco de o clima pesar é alto.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?