metropoles.com

Nova presidente da Caixa ao tomar posse: “A gestão pelo medo acabou”

Maria Rita Serrano, que assumiu a presidência da Caixa, criticou o que chamou de “política de assédio” de gestão anterior

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Maria Rita Serrano, nova presidente da Caixa - Metrópoles
1 de 1 Maria Rita Serrano, nova presidente da Caixa - Metrópoles - Foto: Reprodução

A nova presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Rita Serrano, tomou posse nesta quinta-feira (12/1) e criticou o que chamou de “política de assédio” do ex-presidente do banco Pedro Guimarães. Ela afirmou ainda que o clima de medo na instituição financeira acabou.

Indicado por Jair Bolsonaro (PL), Guimarães é investigado por uma série de acusações de assédio moral e sexual relatados por funcionários do banco. As denúncias foram revelados pelo Metrópoles.

Serrano afirmou que a Caixa é “exemplo de resiliência” ao citar diversos momentos em que o banco enfrentou desafios, como a pandemia de Covid-19 e as acusações contra a gestão anterior. “A Caixa resistiu novamente ao desmantelamento do patrimônio público à avassaladora política de assédio e medo patrocinada pela gestão do último governo, através de seus representantes na direção do banco”, pontuou a nova presidente da Caixa. E complementou: “A gestão pelo medo na Caixa acabou”.

Ela defendeu que o banco tenha papel central na distribuição de políticas públicas de transferência de renda, como o Bolsa Família e o Minha Casa, Minha Vida. Outra meta é voltar a investir em projetos culturais e fomentar ações de sustentabilidade.

Estiveram presentes na cerimônia o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a primeira-dama Janja da Silva e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Nova presidente

Natural de Santo André (SP) e funcionária da Caixa desde 1989, Maria Rita Serrano exerceu diversas funções na Caixa Econômica Federal e, desde 2014, é conselheira eleita pelos empregados no Conselho de Administração. Ela também coordena o comitê nacional em defesa das empresas públicas.

Serrano chegou ao Conselho de Administração no cargo de suplente e foi eleita titular em 2017. Na última eleição, em 2020, foi reeleita com mais de 90% dos votos.

A nova presidente da Caixa é graduada em estudos sociais e história, com mestrado em administração pela Universidade de São Caetano do Sul.

Como conselheira na Caixa, Serrano exerceu importante papel na fiscalização das denúncias de assédio sexual envolvendo o ex-presidente do banco Pedro Guimarães, reveladas pelo Metrópoles em junho. Ela exigiu a contratação de uma empresa externa de auditoria para apurar o caso.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?