Nova onda de Covid: Anvisa volta a liberar venda de álcool líquido 70%
País enfrenta alta de casos de Covid, atribuída à proliferação da subvariante BQ.1, da Ômicron. Medidas sanitárias voltam a ser adotadas
atualizado
Compartilhar notícia
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) voltou a autorizar, nesta quinta-feira (17/11), a comercialização de álcool líquido 70% por 90 dias. Os produtos precisam estar regularizados na autarquia.
A decisão “foi adotada de forma extraordinária diante do atual cenário sanitário da Covid-19 no Brasil”, de acordo com a agência. O objetivo é facilitar o acesso a produtos que promovem uma “resposta coordenada para reduzir a transmissão e proteger a população”.
O país passa por uma nova alta nos casos da doença, atribuída à circulação da subvariante da Ômicron conhecida como BQ.1. Nesta quinta, por exemplo, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) contabilizou quase 33 mil novos casos da doença em 24h, maior número em três meses.
A Anvisa ressalta, ainda, que há tendência de “picos anuais de sazonalidade no Brasil”, diferente de outras doenças respiratórias como a influenza, que predomina nos meses de inverno.
A venda de álcool líquido 70% foi autorizada em 2020, no início da emergência sanitária. A autorização foi revogada neste ano, com o fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin) declarado pelo Ministério da Saúde.