metropoles.com

Calor: Inmet emite alerta de perigo para áreas do Brasil. Veja onde

Haverá localidades com máximas de até 40°C e mesmo regiões mais frias devem registrar calor

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles (@vinicius.foto)
Defesa Civil do Distrito Federal emite alerta de baixa umidade do ar em Brasilia DF Calor seca quente Metropoles
1 de 1 Defesa Civil do Distrito Federal emite alerta de baixa umidade do ar em Brasilia DF Calor seca quente Metropoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles (@vinicius.foto)

Até o meio-dia da próxima quarta-feira (21/8), parte do Brasil enfrentará calor intenso. Temperaturas podem ficar até 5°C acima da média. Por este motivo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de onda de calor para o período.

O alerta chama a atenção, inclusive, para os riscos à saúde das pessoas e orienta que, em caso de necessidade, a Defesa Civil seja contatada. O grau de severidade da onda de calor é de “perigo”, o segundo mais grave na escola do Inmet.

Pelo mapa, a área divulgada alcança a quase totalidade dos Estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato e Mato Grosso do Sul. Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso serão atingidos em menor proporção da área.

Atingida pela onda de calor, Cuiabá pode registrar uma das máximas mais elevadas desta terça-feira (20/8), 41°C. Na segunda-feira (19/8), a máxima de 39,8°C foi registrada às 15h, horário em que a umidade mínima foi de 10%. O nível é considerado crítico, pois o preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 60%.

A segunda não foi o dia mais quente do ano em Cuiabá. No sábado, os termômetros marcaram 41,8°C e no domingo o dado preliminar é de 42°C. Campo Grande, no estado vizinho, tem novo recorde de temperatura no ano, alcançado no sábado, com mais de 36°C.

Mesmo localidades que tradicionalmente têm temperaturas mais amenas, com a influência do fenômeno alertado vão experimentar muito calor. É o caso do município de Mineiros, interior de Goiás. Conforme a previsão do Inmet, a localidade terá mínima de 18°C, mas à tarde a máxima poderá alcançar 38°C.

A amplitude térmica – diferença entre mínima e máxima – será significativa em Abelardo Luz (SC). A variação será de 22°C. O município terá mínima de 12°C e ao longo do dia o calor avança e a máxima poderá bater os 34°C.

A onda de calor é decorrente da atuação de uma massa de ar seco que se estabilizou sobre a região central do Brasil. Ela se caracteriza pela repetição de máximas elevadas e por mínimas que também ficam acima do patamar habitual por uma sequência de dias.

Umidade

Toda área sob a onda de calor também convive com um alerta de umidade do Inmet. O índice poderá bater mínima de 12%. Além desta porção do Brasil, outras regiões também estão sob alerta de baixa umidade.

Veja mapa:

-Maior área é de alerta de baixa umidade

-Área mais escura é onde há atuação de onda de calor

Imagem colorida de mapa com onda de calor

A baixa umidade aumenta o grau de preocupação em relação às queimadas. Especialmente para o Pantanal, a condição é mais crítica, pois o bioma já teve neste ano 7.618 focos de calor. O número representa um aumento de 1.920% em relação ao mesmo período do ano passado, quando houve 377 registros do tipo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?