Nova onda de calor deve atuar em boa parte do país. Saiba onde
A onda de calor deve elevar as temperaturas em 5ºC acima da média por período de 02 até 03 dias. Baixa umidade também preocupa
atualizado
Compartilhar notícia
Uma nova onda de calor deve atuar em diversas regiões do Brasil. Segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a nova onda deve elevar as temperaturas em 5ºC acima da média por período de 02 até 03 dias.
O aviso do Inmet teve início no último domingo (22/9) e deve seguir até terça-feira (24/9), podendo se prolongar. A onda de calor deve afetar a região Norte do Rio Grande do Sul, grande parte de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Rondônia.
Os municípios nas regiões Sul de Minas Gerais, Goiás e Amazonas também devem encarar temperaturas elevadas.
A onda de calor se deve ao bloqueio atmosférico atuante na região central do Brasil, intensificando a massa de ar quente que impede a formação de nuvens carregadas e dificulta a passagem de frentes frias, favorecendo temperaturas altas.
Umidade
O Inmet emitiu um alerta de baixa umidade para a próxima terça-feira (24/9) para grande parte da região central do país. O Centro-Oeste e Sudeste devem ser afetados em quase sua totalidade.
A umidade relativa do ar deve variar entre 30% 20%.