Nova família: casal de São Paulo adota quatro irmãos
Fernanda e Maurício tentaram por 11 anos ter um filho biológico e contam que não tinham planos de adotar mais de duas crianças
atualizado
Compartilhar notícia
Quatro crianças, entre 5 e 11 anos, ganharam um presente raro, após três anos em um abrigo na região de Campinas (SP): uma família disposta a adotar não apenas um, mas os quatro irmãos. Flávio, de 13 anos, Flávia, de 11, Fabrício, de 8, e Arthur, de 5, passaram a integrar a família da influenciadora digital Fernanda Fabris, de 35 anos, e de seu marido, o alpinista industrial Maurício Fabris, de 40 anos, que encontraram as crianças por meio de um site dedicado a adoção, em 2019.
“Sempre tive o desejo de adotar, porque era uma coisa muito natural para mim. Tenho várias histórias de adoção na família, mas eu também tinha vontade de gerar um filho pela via biológica, e eu tentei durante 11 anos”, conta Fernanda, que mostra o dia a dia da família no Instagram “Mãe por amor”.
Ela relembra que fez todos os exames com o seu marido, e que não havia qualquer condição que justificasse a dificuldade para engravidar. Assim, em 2018, a influenciadora decidiu repensar os planos. “Fiz o último tratamento e resolvi que ficaria um ano sem pensar em gestação. Para mim, foi um período muito importante, porque eu vivi o luto por não poder gerar.”
No ano seguinte, em 2019, Fernanda conta que seu desejo de se tornar mãe aumentou, e a adoção começou a parecer algo mais próximo. No mesmo ano, quando fez uma primeira pesquisa sobre quais documentos seriam necessários, encontrou um site chamado “Adote um Boa Noite”. O portal divulga fotos e histórias de crianças com poucas chances de adoção, como grupos de irmãos, adolescentes, ou crianças com deficiências.
“Quando comecei a olhar aquelas fotos, na penúltima, vi a foto dos meus filhos. Quando eu os vi, imediatamente eu senti uma coisa muito forte, que eu não chamo de ‘amor’ porque, hoje, eu sei o que é o amor. Mas foi um sentimento muito forte de que eles eram meus filhos”, relata.
Fernanda conta que enviou a foto para seu marido, que não apoiou a ideia de uma adoção de quatro crianças, em um primeiro momento. “No início, ele não queria a adoção dos irmãos por conta da realidade financeira e de todos os percalços que teria para a gente ter quatro filhos. Nunca passou pela nossa cabeça ter quatro filhos. A nossa ideia era a adoção tardia e de, no máximo, dois irmãos. Estava totalmente fora daquilo que a gente tinha idealizado”, diz.
O sentimento, entretanto, era forte demais, e Fernanda conseguiu convencer Maurício a entrar com um processo para adotar as crianças. “Com o passar do tempo, cerca de três ou quatro meses depois, meu marido foi abrindo o coração para a adoção dos quatro irmãos e começamos juntos a lutar para ter a oportunidade de conhecer os nossos filhos”, afirma.
Fernanda conta que cerca de cinco meses após o dia em que viu a foto no site, as crianças foram para sua casa. “Mudamos toda a nossa vida e nossos planos para nos tornarmos pais dos quatro. Foi bastante difícil, tivemos muitas batalhas. Mas estamos há quase três anos juntos, com laços bem fortes. Uma família muito feliz. Eles moraram mais de três anos no abrigo”, finaliza.