Nova espécie de antepassado do Tiranossauro rex é descoberta no RS
O animal viveu há 230 milhões de anos, durante a ascensão da era dos dinossauros, e media cerca de 2 metros de comprimento
atualizado
Compartilhar notícia
O paleontólogo Rodrigo Temp Muller, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), apresentou uma nova espécie de um antepassado do Tiranossauro rex e do Velociraptor, descoberto no Sítio Niemeyer, em Agudo (RS). É o quarto dinossauro descoberto no local.
Denominado Erythrovenator jacuiensis, o animal viveu há 230 milhões de anos, durante a ascensão da era dos dinossauros. O fóssil de uma perna do animal foi descoberto em 2017. Recentemente foi apresentado um estudo sobre a espécie no Journal of South American Earth Sciences.
A reconstituição do animal mostrou que ele era menor do que o Tiranossauro rex e o Velociraptor. Media cerca de 2 metros de comprimento e pesava em torno de 9 quilos.
“Apesar do tamanho, ele provavelmente foi um predador ágil, uma vez que o fêmur preserva estruturas de inserção muscular bastante desenvolvidas”, explicou Muller ao G1.
O paleontólogo destacou que os espécimes dessa linhagem ainda são raros. “Alguns destes animais correspondem a parentes dos mamíferos. Desta maneira, é possível que o Erythrovenator jacuiensis tenha caçado alguns dos precursores dos mamíferos”, finalizou.