Nova data: STF julga em 25/6 permanência de Ednaldo à frente da CBF
Presidente da instituição foi destituído do cargo, mas decisão de Gilmar Mendes o reconduziu ao posto. Plenário vai analisar posição
atualizado
Compartilhar notícia
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta terça-feira (28/5), marcar para o dia 25 de junho o julgamento da permanência de Ednaldo Rodrigues à frente da Comissão Brasileira de Futebol (CBF). O caso chegou a ter data marcada para o último dia 22, mas a deliberação não ocorreu.
O presidente da CBF foi afastado do cargo em dezembro de 2023. No dia 4 de janeiro, o ministro do STF Gilmar Mendes reconduziu Ednaldo ao cargo. Agora, o caso deverá ser analisado pelo colegiado.
O julgamento já esteve previsto para 24 de abril, mas foi adiado para 22 de maio. Nessa data, a deliberação não ocorreu. Nesta terça, houve a remarcação para junho.
A decisão de Gilmar Mendes foi tomada no âmbito de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) protocolada no STF pelo PCdoB contra a decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), que destituiu Ednaldo do cargo. A decisão de Mendes foi liminar. Os colegas do STF vão decidir se a mantém ou a derrubam.
A ação do PCdoB entende que o Ministério Público tem prerrogativa para celebrar Termo de Ajustamento de Conduta, assim como feito feito pelo órgão. O TJ-RJ, na destituição de Ednaldo do cargo entendeu diferente.