metropoles.com

Nova data do CNU pode ser anunciada nesta semana. Confira a previsão

Fontes do governo afirmaram que agosto é o mês mais provável para a aplicação das provas do CNU, após a suspensão por tempo indeterminado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Wey Alves/Metrópoles @weyalves_
Imagem ilustrativa para o Concurso Nacional Unificado CNU provas adiadas pelas fortes chuvas no RS Enem dos concursos - Metrópoles 1
1 de 1 Imagem ilustrativa para o Concurso Nacional Unificado CNU provas adiadas pelas fortes chuvas no RS Enem dos concursos - Metrópoles 1 - Foto: <p>Wey Alves/Metrópoles<br /> @weyalves_</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p>

Após mais de 15 dias sem respostas, os 2,1 milhões de candidatos do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), conhecido como “Enem dos Concursos”, poderão conhecer a nova data do certame ainda nesta semana, conforme apuração do Metrópoles.

Às vésperas das provas, em 3 de maio, o governo federal anunciou o adiamento do concurso unificado em todo o Brasil devido ao estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul, afetado por uma das maiores tragédias socioambientais do país.

A primeira edição do concurso seria realizada no primeiro domingo de maio (5/5).

“Em razão da calamidade pública no Rio Grande do Sul, o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) será adiado em todo o país. A nova data será anunciada assim que houver condições climáticas e logísticas de aplicação da prova em todo o território nacional”, destaca a nota do governo.

Para definir a nova data do CNU, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) segue conversando com a Fundação Cesgranrio, banca organizadora. A pasta também precisa informar o novo calendário do certame. A etapa de convocação para posse e realização de cursos de formação, por exemplo, começaria em 5 de agosto.

Fontes do MGI afirmaram ao Metrópoles que o mês mais provável para a aplicação das provas do concurso unificado, após a suspensão por tempo indeterminado, é o de agosto, em um dos quatro domingos daquele mês.

6 imagens
Pessoa marcando gabarito de prova
1 de 6

Wey Alves/Metrópoles @weyalves_
2 de 6

Pessoa marcando gabarito de prova

Wey Alves/Metrópoles @weyalves_
3 de 6

Wey Alves/Metrópoles @weyalves_
4 de 6

Wey Alves/Metrópoles @weyalves_
5 de 6

Wey Alves/Metrópoles @weyalves_
6 de 6

Wey Alves/Metrópoles @weyalves_

Mesmas provas

A ideia, segundo a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, é manter as mesmas provas que haviam sido distribuídas a 65% dos 228 municípios até o dia 3 de maio, quando foi confirmado o adiamento. Diferentemente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que já é aplicado há mais de 20 anos, o CNU não conta com um banco de questões, pois esta é a primeira edição do modelo.

Caso a prova seja bem-sucedida, o governo prevê sua repetição, com a realização de, pelo menos, mais uma edição do certame unificado até o fim do atual mandato do presidente Lula. Agora, há quem se preocupe com um possível arranhão na credibilidade do modelo.

CNU, o “Enem dos Concursos”

O Concurso Nacional Unificado consiste em um modelo de realização conjunta de concursos públicos, aos moldes do Enem, para o provimento de cargos públicos efetivos. Ao todo, são 6.640 vagas distribuídas em 21 órgãos federais.

Candidatos do “Enem dos Concursos” concorrem a uma das vagas em oito blocos temáticos (confira a distribuição abaixo).

  • Bloco 1 – Administração e Finanças Públicas (727 vagas)
  • Bloco 2 – Setores Econômicos, Infraestrutura e Regulação (597 vagas)
  • Bloco 3 – Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário (530 vagas)
  • Bloco 4 – Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (971 vagas)
  • Bloco 5 – Políticas Sociais, Justiça e Saúde (1.016 vagas)
  • Bloco 6 – Trabalho e Previdência (359 vagas)
  • Bloco 7 – Dados, Tecnologia e Informação (1.748 vagas)
  • Bloco 8 – Nível Intermediário (692 vagas)

No ranking nacional, São Paulo aparece com maior número de inscritos, com 228.452. Na sequência, Rio de Janeiro (223.248), Distrito Federal (220.442) e Minas Gerais (172.835).

Confira o número de inscritos no CNU, por unidade da Federação (UF):

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?