Nova baixa no governo Bolsonaro: presidente do CNPq é exonerado
O engenheiro aeronáutico João Luiz Filgueiras de Azevedo disse que soube da sua demissão pelo Diário Oficial da União
atualizado
Compartilhar notícia
O governo Bolsonaro exonerou o engenheiro aeronáutico João Luiz Filgueiras de Azevedo da presidência do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia (MCTIC). A decisão foi divulgada nesta sexta-feira (17/04) no Diário Oficial. Quem assumirá o posto é Evaldo Ferreira Vilela, presidente da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).
Azevedo deu uma entrevista ao G1 contando que soube da sua demissão pelo Diário Oficial. “Eu sabia que iria acontecer, mas não sabia quando. Soube hoje pelo Diário Oficial. Não foi surpresa”, relatou ao site.
João Luiz Filgueiras Azevedo entrou na presidência do conselho em fevereiro de 2019. Azevedo é engenheiro aeronáutico pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e tem doutorado em Aeronautics and Astronautics Engineering pela Universidade de Stanford (EUA).
O sucessor Vilela é agrônomo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), e tem doutorado em ecologia química pela Universidade de Southampton, no Reino Unido.
Ele também possui estágios como pós-doutor nas Universidades de Tsukuba (Japão), Nurnberg-Erlangen e California-Berkeley.