metropoles.com

Nota da Saúde é “factualmente incorreta”, diz Sociedade de Imunologia

Publicação do secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde diz que cloroquina é eficiente e vacinas não

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
ministério da saúde vacinação
1 de 1 ministério da saúde vacinação - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) se manifestou contra a nota técnica publicada, na sexta (21/1), pela Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde (SCTIE) do Ministério da Saúde.

O documento divulgado pela pasta rejeita os protocolos elaborados pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias ao Sistema Único de Saúde (Conitec), que não indicava o uso do kit Covid.

“Essa nota da SCTIE/Ministério da Saúde é factualmente incorreta e contribui para aumentar a desinformação em um momento crítico para o enfrentamento de uma nova onda de casos de Covid-19 causada pela variante Ômicron, quando o país realiza a vacinação das suas crianças contra a doença”, afirma a SBI.

Ao negar as diretrizes já aprovadas pela Conitec, o secretário da SCTIE, Hélio Angotti Neto, cita o “respeito à autonomia profissional” e a “necessidade de não se perder a oportunidade de salvar vidas”. O secretário também acusou a elaboração dos estudos de seguir um “possível viés na seleção de estudos e diretrizes”.

Além disso, o gestor pontua que o processo de formulação dos documentos foi marcado por “inadequações, fragilidades e riscos éticos”. Em um dos trechos da nota citada pela SBI, a pasta afirma que há efetividade e segurança no uso de hidroxicloroquina no tratamento contra a Covid-19. O medicamento é considerado ineficaz por sociedades científicas.

No mesmo trecho, a nota pontua que não existe efetividade e segurança no uso de vacinas contra a Covid-19. No entanto, dados do próprio Ministério da Saúde apontam que o número de mortes, casos e hospitalizações por Covid teve queda drástica após o início da campanha de vacinação no Brasil.

Veja a tabela:

Nota técnica do Ministério da Saúde diz que cloroquina é eficaz contra Covid e vacina, não

A Sociedade Brasileira de Imunologia reforça a segurança dos imunizantes adotados no país, ressalta a raridade dos efeitos colaterais e aponta a ineficácia comprovada da hidroxicloroquina para tratamento da doença, “extensamente estudada por vários cientistas no mundo todo”.

“A Sociedade Brasileira de Imunologia considera fundamental que as manifestações e decisões sobre o combate à Covid-19 sejam baseadas em dados científicos sólidos. A nota do Ministério da Saúde dissemina informações falsas, uma postura inaceitável para um órgão de gestão pública, que deve zelar pela saúde e bem-estar da população.”, conclui o posicionamento.

Veja a nota completa:

Nota Da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) Sobre a Importância Da Vacinação e Ineficácia Da Hidroxicl… by Mariah Aquino on Scribd

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?