metropoles.com

“Nossa missão é não atrapalhar quem quer produzir”, diz Bolsonaro

Em lançamento de projeto em Goiás, presidente afirmou estar preocupado com questões ambientais, mas ponderou que elas devem estar casadas com a economia do país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Cristian Ark / Governo de Goiás
Caiado1
1 de 1 Caiado1 - Foto: Cristian Ark / Governo de Goiás

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou, nesta quarta-feira (05/06/19), que o governo está preocupado com as questões ambientais, mas elas devem estar “casadas” com a economia do país. “A primeira missão nossa é não atrapalhar quem quer produzir”, afirmou. O depoimento foi dado durante cerimônia de lançamento do projeto Juntos pelo Araguaia, em Aragarças, Goiás. A declaração ocorreu no mesmo dia em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente.

O projeto prevê a revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio Araguaia e a restruturação das áreas de preservação ambiental e florestal da região. O programa cuidará também de ações de conservação do solo, de apoio a atividades produtivas e ao agronegócio. Além disso, espera-se que, por meio do turismo, o local consiga atrair investimentos privados.

“Ninguém quer destruir o meio ambiente, mas não queremos que seja um entrave no Brasil”, disse o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto. De acordo com o chefe da pasta, esse é um “novo programa de revitalização do país”.

Segundo o ministro do Meio ambiente, Ricardo Salles, o projeto preza pelo incentivo do turismo nas áreas de conservação ambiental, pela capitalização de investimentos privados e a abertura de concessões para as regiões de meio ambiente. Durante discurso, Salles apontou que o Brasil preserva 66% das florestas nativas, mas que não se pode confundir desmatamento com trabalho do campo.

Na ocasião, ele defendeu a propriedade privada e afirmou que o projeto trata “com respeito” os produtores locais. “Nenhum país que relativizou a propriedade privada conseguiu avançar”, completou.

Para o ministro, o Código Florestal brasileiro é o mais “restrito” do mundo e sabe diferenciar o que é “legal e correto”. “Os países que querem dar lição de moral no Brasil não fazem nem de perto o que a gente faz”, comparou. Para exemplificar, ele citou o Acordo de Paris, no qual países contrários à opinião de Bolsonaro sobre o pacto poluem 70% mais.

Ao final do discurso, Salles defendeu a restruturação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), melhorias no decreto de conversão de multas dos órgãos de fiscalização do meio ambiente e afirmou que o governo vai dar ênfase em programas de saneamento básico.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?