Nona onda de calor do ano tem previsão recorde acima dos 40ºC
Regiões Sul e Centro-Oeste devem ser as regiões mais afetadas pelas altas temperaturas nos próximos dias, segundo o Inmet
atualizado
Compartilhar notícia
A onda de calor que atinge principalmente as regiões Sul e Centro-Oeste deve durar até o próximo domingo (17/12). A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de que algumas cidades registrem temperaturas próximas aos 42ºC, um potencial novo recorde para dezembro.
O Inmet emitiu um alerta de “perigo” para 15 estados e o Distrito Federal por causa das temperaturas elevadas entre quinta-feira (14/12) e domingo. Só é caracterizado como onda de calor quando há alta nos termômetros por um período de três a cinco dias.
O calor deve aumentar em decorrência de uma massa de ar quente que tem ganhado força nos últimos dias e se aproxima da área centro-sul do Brasil.
Os estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Goiás e Bahia devem superar os 40ºC a partir desta sexta-feira (15/12). No entanto, as tardes devem ficar mais quentes ao longo do fim de semana.
Verão será mais quente e chuvoso devido a eventos climáticos extremos
Confira os estados afetados:
- Bahia
- Distrito Federal
- Espírito Santo
- Goiás
- Maranhão
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Minas Gerais
- Paraná
- Piauí
- Rio de Janeiro
- Rio Grande do Sul
- Rondônia
- Santa Catarina
- São Paulo
- Tocantins
Onda de calor
Neste ano, o Brasil registrou oito ondas de calor até novembro e é esperado que dezembro também registre temperaturas acima do habitual, o mês que marca o fim da primavera e o início do verão, que começa em 22 de dezembro.
Veja a previsão para esta sexta:
Segundo o Inmet, a onda de calor mais intensa foi registrada entre 8 e 19 de novembro, quando a temperatura em Araçuaí, município de Minas Gerais, chegou aos 48ºC.
Apesar da previsão de altas temperaturas no fim de semana, é esperada a chegada de uma frente fria no domingo em grande parte do Brasil, com a influência do vento quente e úmido que vai favorecer o registro de novos temporais no Sul.
Na segunda-feira (18/12), a região Sul deve registrar temperaturas mais baixas do que o esperado para esta época do ano.