Nomes para comandos da Abin e Anac são encaminhados ao Senado
Tiago Sousa Pereira foi indicado para assumir a Anac, enquanto o ex-diretor-geral da PF Luiz Fernando Corrêa é o escolhido para a Abin
atualizado
Compartilhar notícia
O Diário Oficial da União desta sexta-feira (3/3) traz nomes para o comando de duas agências, de acordo com despachos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os indicados para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) foram encaminhados para apreciação do Senado Federal.
No caso da Anac, Tiago Sousa Pereira é o indicado para assumir como diretor-presidente. Ele, que já era diretor da Anac, deve ocupar o cargo de Juliano Alcântara Noman, que na mesma edição do Diário Oficial anunciou sua renúncia. O nome de Mariana Olivieri Caixeta Altoé também está no documento para ser aprovada como diretora da agência.
Juliano Alcântara Noman fica na função até o dia 31 de março.
Já a Abin teve como indicado Luiz Fernando Corrêa, ex-diretor-geral da Polícia Federal durante o segundo mandato de Lula. O Diário Oficial de ontem trouxe decreto que tira a Abin das mãos do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e coloca a agência sob o comando da Casa Civil.
Todas essas indicações precisam passar pela aprovação do Senado, ainda sem data para ocorrer.
Na Abin também há uma alteração imediata no cargo de diretor-adjunto: sai Saulo Moura da Cunha e entra Alessandro Moretti.