metropoles.com

Nomes para a cúpula da Polícia Federal já estão definidos

A troca é estratégica e faz parte das mudanças que devem ocorrer na PF com a nomeação de Fernando Segóvia para a direção-geral

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
EBC/Memória
Sandro Avelar
1 de 1 Sandro Avelar - Foto: EBC/Memória

O atual diretor da Divisão de Combate ao Crime Organizado, o delegado Maurício Leite Valeixo, será nomeado chefe da Superintendência da Polícia Federal no Paraná (SRPR). A troca é estratégica e faz parte das mudanças que devem ocorrer na cúpula da PF com a nomeação de Fernando Segóvia para a direção-geral da instituição. 

Valeixo manteve proximidade com o juiz Sérgio Moro ao longo dos trabalhos envolvendo a maior investigação de corrupção na história do país. A ida dele para despachar em Curitiba é um sinal de boa vontade do novo diretor com a Lava Jato. A indicação de Segóvia para o cargo tem sido alvo de desconfiança quanto à linha que ele adotará em relação à aludida Operação. Há uma ligação conhecida entre ele e figurões do PMDB, partido do presidente Michel Temer.

Segóvia já fechou a lista com os nomes que assumirão a cúpula da instituição. O ex-secretário de Segurança do DF Sandro Avelar vai ficar à frente da Direção Executiva (Direx) da PF, o segundo posto na hierarquia. Com a saída de Valeixo da Dicor, quem assume é o delegado Eugênio Ricas, atualmente secretário estadual de Controle e Transparência no Espírito Santo.

Haverá mudança também na Divisão de Inteligência (DIP), outra área considerada sensível na instituição. O posto será ocupado pelo delegado Cláudio Gomes. Ele é ex-corregedor-geral da PF e ex-adido da corporação em Lisboa, Portugal. O delegado substituirá Elton Roberto Manzke. Já o delegado Alfredo Junqueira vai para a diretoria de Administração e Logística Policial (Delog).

Um brasiliense na cúpula da PF
Com a indicação de Sandro Avelar para assumir a Direção Executiva da PF vieram rumores de que sua nomeação tinha essencialmente viés político. O delegado foi secretário de Segurança na gestão de Agnelo Queiroz (PT) entre 2011 e 2014. Filiado ao PMDB, a ligação de Avelar sempre foi muito mais próxima ao ex-vice-governador Tadeu Filippelli do que a Agnelo. Nas últimas eleições, o policial chegou a sair candidato para a Câmara dos Deputados. Alcançou 21.888 votos.

Além do bom trânsito político, Avelar é muito amigo de Segóvia. No final dos anos 80, foram colegas no curso de Direito na Universidade de Brasília (UnB). Eram responsáveis pelo Centro Acadêmico e jogavam futebol juntos, no time da faculdade de Direito, hábito que levaram para a PF.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?