metropoles.com

Nomes de Dino e Gonet são aprovados pelo Senado. Saiba próximos passos

Flávio Dino está aprovado para ocupar vaga de ministro do STF. Paulo Gonet será o procurador-geral da República

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Sabatinados Flávio Dino e o subprocurador Paulo Gonet comemoram a aprovação depois de 10 horas na Comissão de Constituição e Justiça CCJ do senado federal - metrópoles
1 de 1 Sabatinados Flávio Dino e o subprocurador Paulo Gonet comemoram a aprovação depois de 10 horas na Comissão de Constituição e Justiça CCJ do senado federal - metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Aprovados pelo Senado Federal para ocupar os cargos de ministro do Supremo Tribunal Federal e de procurador-geral da República, Flávio Dino e Paulo Gonet agora seguem o rito de nomeação para os postos. O próximo passo é ter os nomes encaminhados ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para nomeação e cerimônia de posse marcada.

A aprovação de ambos ocorreu na noite dessa quarta-feira (13/12). Para que as indicações fossem chanceladas, eram necessários votos de ao menos 41 dos 81 senadores. Flávio Dino recebeu 47 votos favoráveis, 31 contrários e duas abstenções. Gonet teve 65 votos favoráveis, 11 contrários e uma abstenção.

9 imagens
Atual ministro da Justiça, Flávio Dino, ao lado de Alexandre de Moraes, durante a posse dele no STF em 2017
1 de 9

Igo Estrela/Metrópoles
2 de 9

Igo Estrela/Metrópoles
3 de 9

Atual ministro da Justiça, Flávio Dino, ao lado de Alexandre de Moraes, durante a posse dele no STF em 2017

Reprodução
4 de 9

Igo Estrela/Metrópoles
5 de 9

Igo Estrela/Metrópoles
6 de 9

Igo Estrela/Metrópoles
7 de 9

Gonet e Dino

Igo Estrela/Metrópoles
8 de 9

Igo Estrela/Metrópoles
9 de 9

O presidente Lula e o ministro Flávio Dino

Hugo Barreto/Metrópoles

No STF, o clima é para que a posse de Dino ocorra somente em fevereiro, quando a Corte volta do recesso e inicia o Ano Judiciário de 2024. Fontes ligadas ao presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, ressaltam que a vontade de Barroso é que a nomeação seja feita com calma, aguardando esse tempo. No entanto, uma negociação ou um pedido do novo ministro para acelerar o processo não deve deixar de ser considerado.

Se o STF optar em correr com a posse, teria que organizar todo o trâmite até o dia 20, quando o Judiciário entra de recesso. O que torna pouco provável a segunda possibilidade.

A PGR segue a mesma linha e só deve ter Gonet no comando em 2024.

Em 27 de novembro, o então ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, foi indicado por Lula para ocupar vaga de ministro no STF. O posto está vago desde a saída da ministra Rosa Weber, aposentada da Corte no fim de setembro. O mandatário também selecionou o subprocurador Paulo Gonet para assumir o cargo de procurador-geral da República, ocupado pela subprocuradora-geral da República Elizeta Ramos, como interina, após o fim do mandato de Augusto Aras.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?