metropoles.com

Nomeação de Celso Sabino será nesta sexta-feira, diz Casa Civil

O Palácio do Planalto informou, nessa quinta-feira, que o presidente convidou o deputado Celso Sabino para assumir o comando da pasta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Wagner Lopes
Imagem colorida do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o novo ministro do Turismo, Celso Sabino
1 de 1 Imagem colorida do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o novo ministro do Turismo, Celso Sabino - Foto: Foto: Wagner Lopes

O novo ministro do Turismo, Celso Sabino (União-PA), terá sua nomeação publicada no Diário Oficial da União (DOU) ainda nesta sexta-feira (14/7), segundo a Casa Civil da Presidência da República. O Palácio do Planalto informou, nessa quinta-feira (13/7), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convidou o deputado para assumir o comando da pasta.

“No início da tarde desta sexta-feira (14/7), o ministro da Casa Civil, Rui Costa, recebeu o novo ministro do Turismo, Celso Sabino, deu as boas-vindas ao colega e colocou a Casa Civil à disposição para seguir o apoio ao Ministério do Turismo no que for necessário”, diz nota enviada pela Casa Civil.

O comunicado ainda indica que o novo titular do Turismo está “disposto a colaborar com o governo e com muita vontade de trabalhar”. “A nomeação do ministro deve ser publicada em edição extra do Diário Oficial da União ainda nesta sexta-feira”, indicou.

Atualmente, a pasta do Turismo é chefiada por Daniela Carneiro (RJ), que pediu desfiliação do União Brasil. O partido pressionou o governo para que substituísse a ministra por Sabino.

Na semana passada, o Palácio do Planalto confirmou a saída de Daniela Carneiro do primeiro escalão do governo e a entrada de Sabino. Após reunião entre Lula e Daniela, o ministro das Comunicações, Paulo Pimenta, disse que a ministra colocou o cargo à disposição do presidente.

O União comanda três pastas na Esplanada dos Ministérios: Turismo, Comunicações e Integração Regional. Apesar disso, o partido tem sido contrário ao governo em votações importantes e argumenta que não se sente representado pelos chefes dos ministérios.

Quem é Sabino

Natural de Belém (PA), Celso Sabino de Oliveira é advogado e administrador. Em 2013, Sabino se filiou ao PSDB. Pelo partido, ocupou uma vaga na Assembleia Legislativa do Pará entre 2014 e 2018.

Foi secretário do Estado e de Trabalho, Emprego e Renda durante a gestão do governador do Pará Simão Jatene (PSDB). Ele já atuou como auditor fiscal da Secretaria da Fazenda do Pará e como presidente do Instituto de Meteorologia do estado.

Em 2018, ainda filiado ao PSDB, Celso Sabino foi eleito deputado federal pela primeira vez. No pleito do ano passado, o parlamentar foi reeleito.

Durante o seu primeiro mandato como deputado federal, Sabino deixou o PSDB para se filiar ao PSL, que se fundiu com o partido Democratas para criar o União Brasil.

Desde que assumiu o posto de deputado federal, ele já foi líder e vice-líder do PSDB na Câmara e presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?