Nomeação de Celso Sabino será nesta sexta-feira, diz Casa Civil
O Palácio do Planalto informou, nessa quinta-feira, que o presidente convidou o deputado Celso Sabino para assumir o comando da pasta
atualizado
Compartilhar notícia
O novo ministro do Turismo, Celso Sabino (União-PA), terá sua nomeação publicada no Diário Oficial da União (DOU) ainda nesta sexta-feira (14/7), segundo a Casa Civil da Presidência da República. O Palácio do Planalto informou, nessa quinta-feira (13/7), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convidou o deputado para assumir o comando da pasta.
“No início da tarde desta sexta-feira (14/7), o ministro da Casa Civil, Rui Costa, recebeu o novo ministro do Turismo, Celso Sabino, deu as boas-vindas ao colega e colocou a Casa Civil à disposição para seguir o apoio ao Ministério do Turismo no que for necessário”, diz nota enviada pela Casa Civil.
O comunicado ainda indica que o novo titular do Turismo está “disposto a colaborar com o governo e com muita vontade de trabalhar”. “A nomeação do ministro deve ser publicada em edição extra do Diário Oficial da União ainda nesta sexta-feira”, indicou.
Atualmente, a pasta do Turismo é chefiada por Daniela Carneiro (RJ), que pediu desfiliação do União Brasil. O partido pressionou o governo para que substituísse a ministra por Sabino.
Na semana passada, o Palácio do Planalto confirmou a saída de Daniela Carneiro do primeiro escalão do governo e a entrada de Sabino. Após reunião entre Lula e Daniela, o ministro das Comunicações, Paulo Pimenta, disse que a ministra colocou o cargo à disposição do presidente.
O União comanda três pastas na Esplanada dos Ministérios: Turismo, Comunicações e Integração Regional. Apesar disso, o partido tem sido contrário ao governo em votações importantes e argumenta que não se sente representado pelos chefes dos ministérios.
Quem é Sabino
Natural de Belém (PA), Celso Sabino de Oliveira é advogado e administrador. Em 2013, Sabino se filiou ao PSDB. Pelo partido, ocupou uma vaga na Assembleia Legislativa do Pará entre 2014 e 2018.
Foi secretário do Estado e de Trabalho, Emprego e Renda durante a gestão do governador do Pará Simão Jatene (PSDB). Ele já atuou como auditor fiscal da Secretaria da Fazenda do Pará e como presidente do Instituto de Meteorologia do estado.
Em 2018, ainda filiado ao PSDB, Celso Sabino foi eleito deputado federal pela primeira vez. No pleito do ano passado, o parlamentar foi reeleito.
Durante o seu primeiro mandato como deputado federal, Sabino deixou o PSDB para se filiar ao PSL, que se fundiu com o partido Democratas para criar o União Brasil.
Desde que assumiu o posto de deputado federal, ele já foi líder e vice-líder do PSDB na Câmara e presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO).