Nome de Lula para a Casa Civil, Rui Costa governou a BA por oito anos
Rui Costa participou da fundação do PT na década de 1980 e vai exercer, pela primeira vez, um cargo no Executivo federal
atualizado
Compartilhar notícia
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), 59 anos, foi confirmado nesta sexta-feira (9/12) como chefe da Casa Civil no terceiro governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. Costa encerra, em 31 de dezembro de 2022, um ciclo de oito anos à frente do governo da Bahia. Para ambos os mandatos no estado mais populoso do país, ele foi eleito ainda em primeiro turno.
Antes, ele foi deputado federal e exerceu cargos no governo de seu antecessor, Jaques Wagner (PT-BA), como secretário da Casa Civil e secretário de Relações Institucionais da Bahia. Seu primeiro cargo público foi de vereador de Salvador (2005-2007). Este será, portanto, seu primeiro cargo no Executivo federal.
Filho de metalúrgico e nome forte do PT, Costa participou da fundação do partido na década de 1980. Sua atuação política, assim como Lula, tem origem no movimento sindical. Economista formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), ele iniciou a vida profissional no Polo Petroquímico de Camaçari. Entre 1984 e 2000, dirigiu o Sindicato dos Químicos e Petroleiros da Bahia e, entre 1992 e 1998, a Confederação Nacional dos Químicos.
Após ter seu nome confirmado nos bastidores, Costa passou a ser alvo de fogo amigo do PT. Segundo o colunista do Metrópoles Guilherme Amado, os ataques partem principalmente de integrantes do partido de São Paulo, mas não só. As duas críticas feitas a Rui são que o governador não teria domínio de temas nacionais para chefiar a Casa Civil e não teria bom trânsito na classe política.
A maior credencial de Costa, defendida por Lula, é que o governador deixa o comando da Bahia em boa situação financeira.
Casa Civil
A Casa Civil é um dos ministérios mais importantes da Esplanada, responsável por assistir diretamente o presidente da República e fazer a integração com as demais pastas. O gabinete do ministro-chefe da Casa Civil fica localizado no Palácio do Planalto, a pouca distância do gabinete presidencial.
No primeiro governo Lula (2003-2006), estiveram no comando do órgão José Dirceu, até cair quando eclodiu o escândalo do Mensalão, e Dilma Rousseff – que ficou 38 meses no cargo, seguindo na segunda gestão do petista até quase o fim, quando foi escolhida candidata por Lula para sucedê-lo.
No terceiro mandato, Lula sinaliza que a articulação política deve ficar a cargo da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), a ser recriada. O ministro que for nomeado para a SRI deverá concentrar as negociações do Planalto com o Congresso Nacional.