Nódulo em Bruno Covas é menor e não o afastará do cargo, dizem médicos
Novo nódulo hepático foi descoberto em exames de rotina e levará a adaptação de tratamento, mas prefeito terá alta no sábado (20/2)
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – A equipe médica que acompanha o prefeito Bruno Covas (PSDB) declarou que ele está bem. A terapia, segundo os profissionais, tem dado bons resultados e o novo nódulo que surgiu no fígado é menor do que nódulos anteriores.
O prefeito está internado, mas “se alimenta normalmente, trabalha normalmente” e tem previsão de alta no sábado (20/2), sem necessidade de afastatamento.
De acordo com o oncologista Artur Katz, “em 2019, já havia um nódulo hepático no organismo, e ele desapareu com o tratamento. Agora, surgiu outro nódulo, em outra região, que é certamente menor”. Segundo Katz, o primeiro tinha 2 cm e o novo tem pouco milímetros.
A equipe médica, também composta pelos oncologistas Tulio Eduardo Flesch Pfiffer e Roberto Kalil Filho, afirmou que a descoberta do novo nódulo ocorreu numa avaliação de rotina.
“Não foi motivada por nenhum sintoma. A imunoterapia teve um resultado muito bom. Houve regressão dos linfonodos, mas surgiu esse pequeno nódulo hepático, o que sugere que a doença possa ter ganhado terreno apesar da terapia”, afirmou Tulio Eduardo Flesch Pfiffer.
Equipe médica que orienta o tratamento de Bruno Covas
As informações foram dadas em entrevista a jornalistas no Hospital Sírio-Libanês, na tarde desta quinta-feira (18/2), no centro de São Paulo, capital.
Para Katz, o prefeito deve evitar atividades públicas mais pela pandemia de Covid-19 do que pelo tratamento da neoplasia.
O prefeito iniciou tratamento na quarta-feira (17/2) para interromper o avanço em novo nódulo no fígado. A presença do gânglio foi descoberta em consulta de rotina. Covas trata um câncer diagnosticado na cárdia, entre o estômago e o esôfago.
De acordo com o boletim médico do prefeito, “a imunoterapia será interrompida e um novo protocolo de quimioterapia convencional terá início. Inicialmente estão prescritas quatro sessões de 48 horas, com intervalos de 14 dias entre cada uma. Novos exames de imagem para controle serão realizados ao final deste ciclo”.
O boletim médico também indica que Covas está “bem disposto, alimentando-se bem e recuperando peso após período de radioterapia”. Informa também que exames de imagem haviam sido realizados e “evidenciaram sucesso da radioterapia no controle dos linfonodos, próximos ao estômago”.
“Mais um desafio a ser superado. Vou enfrentá-lo como sempre: confiante, de cabeça erguida e grato pelo apoio e carinho de todos vocês”, escreveu o prefeito em uma publicação no Instagram.