metropoles.com

No STF, Bianco se despede da AGU e agradece confiança de Bolsonaro

Na sessão de encerramento do ano judiciário no STF, advogado-geral da União ressaltou que sua missão se encerra os próximos dias

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Coletiva de imprensa sobre passaporte de vacina com os Ministros Ciro Nogueira e Marcelo Queiroga, e Bruno Bianco, advogado-geral da União 10
1 de 1 Coletiva de imprensa sobre passaporte de vacina com os Ministros Ciro Nogueira e Marcelo Queiroga, e Bruno Bianco, advogado-geral da União 10 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Durante a última sessão do ano no Supremo Tribunal Federal (STF) , logo após concluir o julgamento pela inconstitucionalidade do orçamento secreto, o advogado-geral da União, Bruno Bianco, apresentou o balanço de atuação da Advocacia-Geral da União (AGU) e, em seguida, se despediu do cargo, que deixa nas próximas semanas.

Bianco era secretário especial da Previdência e Trabalho, de Paulo Guedes, quando, em agosto de 2021, foi escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) para assumir o cargo. Com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no entanto, a AGU terá novo nome. A escolha do chefe da AGU é do presidente da República.

Assim, nesta segunda-feira (19/12), Bianco se despediu da função. “É chegada a hora do encerramento de mais um ano judiciário. A AGU parabeniza o STF por todo o trabalho realizado este ano. Agradeço pelo respeito dispensado à AGU, especialmente durante o meu ciclo como dirigente, uma missão que muito me orgulha, a qual se encerra nos próximos dias. Agradeço ao presidente da República, Jair Bolsonaro, pela oportunidade, e à (ministra) Rosa Weber e ao ministro (Luiz) Fux pela atenção e profissionalismo durante toda minha gestão”, disse o advogado-geral da União, em discurso.

Rosa Weber, presidente da Corte, também se despediu de 2022 com um balanço da atuação da Corte neste ano e ressaltou: “Ano tão desafiador e intenso”.

Recesso

Com o recesso do Judiciário, os prazos processuais no STF ficam suspensos desta terça-feira (20/12) até 31 de janeiro de 2023. Os trabalhos serão retomados em 1º de fevereiro de 2023. A definição está na Portaria nº 316/2022, assinada pelo diretor-geral da Corte, Miguel Piazzi.

Não haverá expediente no STF entre 20 de dezembro e 6 de janeiro de 2023. Nesse período, que compreende o recesso forense, o tribunal receberá pedidos com risco imediato de perecimento do direito, e o protocolo de petições e processos será admitido, exclusivamente, por meio eletrônico, nos termos da Resolução nº 693/2020.

O horário de funcionamento dos setores que atuarão durante o recesso forense será das 13h às 18h. Em 24 e 31 de dezembro, será observado o plantão judicial, conforme previsto na Resolução nº 788/2022, que estabelece funcionamento das 9h às 15h, com ampliação da jornada para o cumprimento de medidas judiciais urgentes.

Não haverá plantão em 25 de dezembro e 1º de janeiro. De 9 a 31 de janeiro de 2023, o atendimento ao público externo será das 13h às 18h.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?