No RJ, Lula brinca que tomará “cervejinha e cachaça” com prefeito
Presidente Lula foi a Magé (RJ) para entregar apartamentos do Minha Casa, Minha Vida e discursou com prefeito Renato Cozzolino
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) brincou nesta terça-feira (6/2) com o prefeito de Magé (RJ), Renato Cozzolino (PP), de que eles iriam tomar uma “cachaça das boas” quando ele retornar ao município. O chefe do Executivo prometeu abrir um instituto federal em Magé para ampliar a oferta de educação pública na cidade da baixada fluminense.
“O prefeito já me garantiu que, se eu voltar aqui, vai ter uma cervejinha gelada e ele vai me dar, da adega dele, uma dosinha de cachaça das boas, que ele gosta de beber”, disse Lula.
O petista afirmou que não conhecia o prefeito antes, mas que Cozzolino tem “cara de gente boa”. “Quando eu soube que o senhor namorou cinco anos a sua mulher para depois casar, falei: ‘É do bem’, porque senão tinha abandonado a mulher, como muitos fazem… E quero lhe dizer que nunca perguntei de que partido você é”, falou.
O presidente brincou ainda de retornar ao município e “sortear” uma unidade habitacional do Minha Casa, Minha Vida, como as que foram entregues nesta manhã na cidade, para beber uma cerveja com a família da residência.
Prefeito está inelegível
Cozzolino ficará no cargo de prefeito até 2025 e não poderá concorrer às eleições municipais deste ano, porque está inelegível.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, no ano passado, que Cozzolino cometeu crime de abuso de poder político, em 2018, ao disputar uma vaga na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alesp). Dessa forma, ele está inelegível por 8 anos.
Lula fez a entrega de unidades habitacionais no município. Ele estava acompanhado de Janja, a primeira-dama; o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL-RJ); e da ministra Anielle Franco, da Igualdade Racial.
Veja a transmissão:
Entrega de unidades habitacionais
Foram entregues 832 moradias pelo Minha Casa, Minha Vida em Magé. As unidades habitacionais beneficiarão mais de 3 mil pessoas.
Das famílias que irão morar nos complexos, 587 estão inscritas no Bolsa Família ou no Benefício de Prestação Continuada (BPC). Dessa forma, elas receberam as moradias por contratos de doação.
A prefeitura de Magé fez um acordo para deixar os moradores isentos dos pagamentos de IPTU e ITBI.
O governo também entregou unidades habitacionais nos seguintes locais nesta manhã:
- Santo Antônio de Posse (SP): 144 apartamentos;
- Paracatu (MG): 200 moradias;
- Euclides da Cunha (BA): 152 unidades.