metropoles.com

No ritmo atual, Brasil estará 100% vacinado em agosto de 2022, diz estudo

Até essa quinta-feira (27/5), apenas 9,5% dos brasileiros receberam a 2ª dose da vacina contra o novo coronavírus, segundo a BGC Liquidez

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Alcântara/Especial Metrópoles
Vacinação contra Covid-19 em pessoas com comorbidades e gestantes no estacionamento 13 do Parque da Cidade
1 de 1 Vacinação contra Covid-19 em pessoas com comorbidades e gestantes no estacionamento 13 do Parque da Cidade - Foto: Gustavo Alcântara/Especial Metrópoles

No atual ritmo de vacinação, é necessário esperar até agosto de 2022 para que todos os brasileiros tenham sido imunizados contra a Covid-19, revela estudo feito pela BGC Liquidez e obtido pelo Metrópoles.

O levantamento se baseia em dados do Ministério da Saúde. Atualmente, são aplicadas cerca de 600 mil doses por dia.

O maior número de injeções em um só dia ocorreu em 20 de abril, quando foram vacinadas 1,336 milhão de pessoas. Desde então, o ritmo desacelerou. Em maio, a marca de 1 milhão não foi batida nenhuma vez – ao menos até essa quinta-feira (28/5).

Autor do relatório, Rafael Costa, que faz parte do time de estratégia macro da BGC Liquidez, explica que essa queda pode estar alinhada à estratégia de vacinação.

“A vacina da AstraZeneca, por exemplo, precisa de um intervalo de três meses para se aplicar a segunda dose. Então, pode ser que municípios estejam aguardando a maior parte das doses para aplicar na segunda etapa, o que pode levar à diminuição da média diária de aplicações”, relata.

“Além disso, não é certo que a gente vai ficar em 600 mil doses por dia. Com a chegada de mais vacina, o ritmo deve aumentar”, complementa Rafael Costa.

3 imagens
Até essa quinta-feira (27/5), 19,8 milhões de brasileiros foram vacinados com a segunda dose da vacina da Covid-19
1 de 3

Vacinação continua no DF

Gustavo Alcântara/Especial Metrópoles
2 de 3

Até essa quinta-feira (27/5), 19,8 milhões de brasileiros foram vacinados com a segunda dose da vacina da Covid-19

Gustavo Alcântara/Especial Metrópoles
3 de 3

Gustavo Alcântara/Especial Metrópoles

Dessa maneira, caso o país aumente e mantenha uma média diária de 1 milhão de doses aplicadas por dia, 100% dos brasileiros estariam imunizados contra o novo coronavírus em fevereiro de 2022.

“Já no pior cenário – o que acho improvável que aconteça – caso o país aplicasse, daqui pra frente, somente 400 mil doses por dia, somente em abril de 2023 que terminaríamos de vacinar todos os brasileiros”, diz, em conversa com o Metrópoles.

“A gente tem que considerar também que não é preciso vacinar 100% da população para se ter resultados positivos”, prossegue.

De acordo com especialistas, é preciso ter ao menos 70% da população imunizada para controlar a proliferação da doença. Até ag0ra, apenas 9,5% dos brasileiros receberam a segunda dose da vacina contra o novo coronavírus.

Leia a íntegra do relatório:

20210520_BGCStrategy_Vacinação by Tacio Lorran Silva on Scribd

Ampliação

O Ministério da Saúde publicou, nesta sexta-feira (28/5), nota técnica que define os novos critérios de vacinação, estabelecidos no Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19.

Com a organização recém-anunciada, estados e municípios terão permissão para vacinar a população geral de 18 a 59 anos, por ordem decrescente de idade. A aplicação de imunizantes para grupos prioritários, entretanto, deve ser mantida. Além disso, a vacinação de trabalhadores da educação será iniciada em paralelo à da população geral.

A decisão foi tomada na noite dessa quinta-feira (27/5), durante reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT).

Conforme o Metrópoles mostrou nessa quinta, a CIT relatou que alguns municípios têm enfrentado baixa demanda de vacinação de grupos prioritários.

Por isso, os gestores decidiram que essas cidades poderão vacinar a população geral, por ordem decrescente de idade, mas devem garantir que a imunização de grupos de risco não seja afetada. A medida também deverá observar o estoque de vacinas disponíveis e previstas.

“Esse grupo poderá começar a ser imunizado, de maneira escalonada e por faixas etárias decrescentes, desde que a vacinação dos grupos prioritários restantes seja mantida e cumprida, de acordo com a ordem estabelecida pelo PNI”, informou a pasta.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?