metropoles.com

“No Rio é: chegou, vacinou”, diz Paes, que quer supercarnaval em 2022

Pelo Twitter, prefeito diz que “vamos fazer o carnaval dos carnavais em 22!”. Meta é vacinar 90% dos adultos até outubro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
sambodromo rio de janeiro carnaval
1 de 1 sambodromo rio de janeiro carnaval - Foto: Divulgação

Rio de Janeiro – “Tudo dando certo e com vacina no braço, vamos fazer o carnaval dos carnavais em 22!”. O anúncio otimista e empolgado é do prefeito Eduardo Paes (DEM), que anunciou a grandiosa festa para o próximo ano por meio do Twitter na noite de sexta-feira (14/5). A publicação foi feita no mesmo dia em que também anunciou a realização de eventos-teste após cumprir a meta de vacinar 90% dos adultos cariocas até outubro.

A realização de eventos-teste, que podem incluir shows e espetáculos de grandes proporções, vem sendo estudada, e exigirá testagem e comprovante de vacinação do público. “Se as coisas seguirem andando como estão, vamos cumprir o calendário para todos até outubro. No Rio é: chegou, vacinou”, disse ainda. “Bora vacinar, bora vencer essa guerra e bora fazer nossa cidade voltar a dar certo!”, completou Paes, que também acredita que a cidade poderá festejar o Réveillon.

5 imagens
Foliões desfilam na Marquês de Sapucaí
Carnaval deverá ter enredos com críticas ao governo e aos governantes
Cordão da Bola Preta
Cordão da Bola Preta
1 de 5

Carnaval de rua no Rio tinha promessa de festa grande em 2022

ALLAN CARVALHO/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDO
2 de 5

Foliões desfilam na Marquês de Sapucaí

MARCELO CORTES /FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
3 de 5

Carnaval deverá ter enredos com críticas ao governo e aos governantes

Wilton Junior/Estadão Conteúdo
4 de 5

Cordão da Bola Preta

Cordão da Bola Preta
5 de 5

Cordão da Bola Preta

Hudson Pontes/Riotur

Segundo a prefeitura, a meta é vacinar, até o dia 23 de outubro, 4.751.823 cariocas com 18 anos ou mais. Para que o calendário seja cumprido, contudo, é necessário que o Ministério da Saúde mantenha os prazos de entrega anunciados no Programa Nacional de Imunizações (PNI), frisou Paes.

“Claro, isso tudo depende da chegada do imunizante, da chegada da vacina. A gente tem tido estabilidade na entrega da AstraZeneca”, disse o prefeito. “Se eu pudesse definir (o sentimento), seria “a gente vai ter carnaval”. Se conseguirmos (cumprir o calendário), vamos ter réveillon, vamos ter carnaval”.

Apesar do otimismo, o país vive com números altos em relação à pandemia. Na sexta-feira (14/5), a média móvel de mortes diárias provocadas pela Covid-19 foi de 1.917, e teve pequeno crescimento em comparação à registrada na quinta (1.911 mortes). Desde o último dia 11, o indicador se manteve abaixo de 2 mil óbitos. Em relação ao verificado há 14 dias, houve queda de 21%, sinalizando desaceleração nos falecimentos computados.

Foram 2.211 mortes decorrentes da doença e 85.536 novos infectados registrados em todo o país. Os dados são do balanço divulgado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) na noite de sexta.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?