No Rio, 63 festas de Carnaval em barcos foram embargadas
Vinte embarcações de médio e grande porte, que realizariam aglomerações em alto-mar, também foram impedidas de sair
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro – A Guarda Marítima Municipal do Rio de Janeiro impediu a saída de mais 20 embarcações de médio e grande porte, que realizariam passeios com festas de Carnaval no mar, saindo da Marina da Glória, zona sul do Rio.
Ao todo, 63 barcos receberam fiscais e tiveram os eventos cancelados. Sete deles foram impedidos de sair na Marina da Glória e um no Quadrado da Urca, com todos os passageiros tendo de desembarcar.
Os responsáveis pelas embarcações não possuíam alvará municipal para transporte de passageiros com remuneração ou por atividade turística.
Os agentes atuaram de sábado (13/2) até a terça-feira (16/2) na fiscalização costeira para coibir festas e eventos irregulares durante o período do Carnaval.
Os organizadores também receberam notificados por aglomeração e tiveram os eventos cancelados, incluindo uma festa de 15 anos. A fiscalização cumpre o que determina o Decreto 48.500, de 4 de fevereiro de 2021, que estabelece normas para o uso de áreas públicas e para o exercício de atividades econômicas.
Outras embarcações foram abordadas e orientadas pelos agentes com a distribuição de cópia do decreto e da resolução.
Com a ação, a Guarda Municipal espera que outros eventos e festas sejam cancelados, porque a fiscalização continuará sendo realizada diariamente no mar pelas equipes de operações marítimas. Agentes do Subgrupamento de Operações Náuticas seguem atuando em ação conjunta com a Capitania dos Portos para fiscalizar embarcações em alto mar