metropoles.com

No G7, Lula pede IA como “ferramenta para a paz, não para a guerra”

A inteligência artificial (IA) é um dos temas debatidos durante o encontro de líderes do G7, do qual Lula participa nesta sexta (14/6)

atualizado

Compartilhar notícia

Buda Mendes/Getty Images
O presidente do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva, fala durante a cerimônia de premiação da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas, em 11 de junho de 2024, no Rio de Janeiro, Brasil
1 de 1 O presidente do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva, fala durante a cerimônia de premiação da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas, em 11 de junho de 2024, no Rio de Janeiro, Brasil - Foto: Buda Mendes/Getty Images

Na Itália para a reunião do G7, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu por uma inteligência artificial (IA) que seja útil para paz, em vez da guerra.

No discurso, o chefe do Executivo disse ter interesse em “uma IA que também tenha a cara do Sul Global, que fortaleça a diversidade cultural e linguística e que desenvolva a economia digital de nossos países. E, sobretudo, uma IA como ferramenta para a paz, não para a guerra”.

O uso da inteligência artificial é um dos temas debatidos na cúpula de líderes do G7 neste ano. O papa Francisco comandou uma sessão de discussão sobre o assunto, nesta sexta-feira (14/6). O presidente Lula terá uma reunião bilateral com o pontífice às margens do evento.

Ainda em relação à tecnologia, o discurso de Lula defendeu a adoção de uma IA “que respeite os direitos humanos, proteja dados pessoais e promova a integridade da informação”.

O pronunciamento também chamou a atenção para temas como a reforma de ferramentas de governança global e a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, duas prioridades do Brasil na presidência do G20.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?