No G20, Zelensky diz que é momento de guerra contra Rússia acabar
O principal assunto da reunião entre 19 países e União Europeia foi a guerra na Ucrânia, com a invasão do país pela Rússia
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky falou por vídeo durante o encontro do G20 em Bali, na Indonésia. Ele avaliou que o atual momento é de caminho para o fim da guerra.
A guerra na Ucrânia foi o principal tema discutido no encontro que reúne representantes de 19 países e da União Europeia. Além dos chefes de governo, o G20 reúne presidentes de Banco Centrais e ministros da Economia.
“Estou convencido de que agora é o momento em que a guerra pode e deve ser interrompida”, disse o presidente ucraniano.
Zelensky pede a retirada de todas as tropas russas da Ucrânia. O exército ucraniano, com apoio de países do ocidente, conseguiu recuperar território que havia sido invadido pela Rússia.
Discurso apaixonado
O embaixador da União Europeia na Indonésia, Vincent Piket, usou as redes sociais para comentar o discurso de Zelesnky.
“Discurso apaixonado, mas detalhado, pedindo a restauração da paz e o respeito pela Carta da ONU, o princípio da integridade territorial da Ucrânia”, escreveu o embaixador no Twitter.
Faltas
Apesar do assunto principal ser a invasão russa da Ucrânia, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, não esteve presente no G20, mas enviou um representante.
O presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (PL), também não está presente no encontro em Bali. Ele oficializou que não participaria da reunião depois de perder a eleição para o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).