No Egito, Lula e Janja visitam pirâmides de Gizé
Presidente chegou nesta manhã no Cairo e não tem agenda oficial. Na quinta-feira (15/2), Lula encontrará com o presidente do Egito
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, visitaram, nesta quarta-feira (14/2), as pirâmides de Gizé, nos arredores de Cairo, no Egito. Eles chegaram ao país nesta manhã.
O chefe do Executivo não possui agendas oficiais no restante do dia.
Pela rede social X (antigo Twitter), o petista falou ter visitado também a Esfinge e um novo museu, ao lado das pirâmides, que ainda será inaugurado. “Conversei sobre o apoio dos egípcios na recuperação do Museu Nacional e seu acervo que pegou fogo em 2018”, afirmou.
Na quinta-feira (15/2), Lula é esperado em uma reunião, seguida de almoço, com o presidente do Egito, Abdul Fatah Khalil Al-Sisi. Os líderes deverão discutir cooperações no comércio, mudanças climáticas e a guerra entre Israel e o grupo Hamas, da Palestina.
O Egito teve um papel importante nas negociações para liberar brasileiros e familiares do enclave do conflito armado, pela passagem de Rafah, no fim do ano passado.
Outras agendas de Lula
Já na sexta-feira (16/2) e no sábado (17/2), o petista estará na Etiópia, na capital Adis Abeba, para a 37ª Cúpula da União Africana. As agendas terão também encontros bilaterais com líderes mundiais.
Essa é a primeira viagem internacional de Lula neste ano, que é também de eleições municipais. Dessa forma, o presidente se comprometeu a balancear os compromissos internos e externos, especialmente com o Brasil na presidência do G20, o Grupo dos Vinte, até novembro de 2024.
Nesse espírito, o chefe do Executivo negociou encontros com o presidente da França, Emmanuel Macron, e com o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, em Brasília. As reuniões deverão ficar para março.