metropoles.com

No dia dos direitos humanos, Silvio Almeida destaca busca por empatia

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Silvio Almeida, fez um pronunciamento em rede nacional neste sábado (9/12)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
impeachment colorida mostra Silvio Almeida com as mãos encobrindo parte do rosto, segurando a lente direita dos seus óculos e com o olhar direto ao deputados na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime organizado; ele veste terno preto, camisa branca e gravata preta - Metrópoles
1 de 1 impeachment colorida mostra Silvio Almeida com as mãos encobrindo parte do rosto, segurando a lente direita dos seus óculos e com o olhar direto ao deputados na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime organizado; ele veste terno preto, camisa branca e gravata preta - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Silvio Almeida, fez um pronunciamento na noite deste sábado (9/12) para celebrar o Dia Internacional dos Direitos Humanos (DUDH). Na ocasião, o ministro fala principalmente sobre as ações sociais de direitos humanos do governo federal ao longo de um ano.

Almeida abriu seu pronunciamento se conectando com o brasileiro, e enfatizando o que é (ou deveria ser) a empatia – e como isso se conecta, diretamente, com a celebração dos Direitos Humanos. “Quero falar brevemente sobre um sentimento que compartilhamos. Quando a gente olha alguém sofrendo, passando por humilhação e a gente sente incômodo, angústia: o nome disso é empatia”, afirmou. “Essa é a essência dos direitos humanos, a capacidade de se importar com as pessoas”, completou.

Entre as ações governamentais de apoio à data, incluem-se políticas públicas de combate à violência e intolerância religiosa, ações afirmativas acerca da comunidade LGBTQIAP+, apoio aos idosos, e mais. “Em menos de um ano construímos politicas para fazer a diferença na vida de pessoas muitas vezes esquecidas”, afirmou Almeida. “Você é importante para nós, e trabalhamos dia e noite para que os direitos que você tem sejam respeitados”, ressaltou.

A data coincide com os 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. O documento estabeleceu pela primeira vez na história a proteção universal dos direitos humanos. Em celebração à data, o Congresso Nacional receberá projeções relacionadas a DUDH no próximo domingo (10/12), a partir das 18h.

Os Direitos Humanos (DUDH)

Promulgada três anos após a Segunda Guerra Mundial, a DUDH aborda questões que garantem a dignidade humana, como: direito à liberdade, à alimentação, à moradia e ao ensino. O documento traz princípios como liberdade, igualdade, dignidade, integridade, justiça e cidadania.

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?