No Dia da Mulher, governo federal anuncia programas de proteção
Presidente Lula participa de ato com a primeira-dama do Brasil, Janja, e a ministra da Mulher, Cida Gonçalves
atualizado
Compartilhar notícia
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anuncia, nesta sexta-feira (8/3), um pacote de medidas e investimentos em alusão ao Dia Internacional da Mulher. O evento ocorre em um tradicional restaurante frequentado pela esquerda em Brasília (DF), o Tia Zélia, na Vila Planalto.
Uma das políticas será o repasse de R$ 10 milhões do Ministério das Mulheres para a compra de tornozeleiras eletrônicas para a proteção das mulheres pela Lei Maria da Penha. Também há o lançamento das Mulheres Indígenas Tecendo o Bem Viver, para fomentar iniciativas de indígenas para geração de renda.
A expectativa é de lançar ainda a Política Nacional de Enfrentamento à Violência Política contra as Mulheres e uma cooperação com órgãos, como o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Ministério Público Federal (MPF), para um protocolo de amparo a vítimas de violência política.
Será lançado um edital para estrutura das secretarias das Mulheres em estados e no Distrito Federal, em investimento de R$ 3 milhões, numa parceria com o Ministério das Mulheres. Outro edital apoiará a sociedade civil, com formação das mulheres na política.