metropoles.com

No Brasil, premiê do Japão discutirá comércio e meio ambiente com Lula

Brasil deseja exportar carne para o Japão, mas deverá também discutir questões de meio ambiente e da política externa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/PR
Lula e o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida - Metrópoles
1 de 1 Lula e o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida - Metrópoles - Foto: Ricardo Stuckert/PR

O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, se reúne com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta sexta-feira (3/5), em busca de fortalecer o vínculo entre as nações. Na ocasião, os líderes devem discutir as relações comerciais e parcerias nas áreas de meio ambiente e transição energética.

Esta é a primeira visita do premiê ao Brasil desde que assumiu o cargo, em 2021. Em sua passagem pela América Latina, Kishida também vai ao Paraguai, onde se encontrará com Santiago Peña, chefe do Executivo local.

Na reunião com Lula, um dos pontos mais relevantes será a discussão sobre o mercado de carne, já que o Brasil deseja exportar essa mercadoria para o Japão.

“O Japão importa 70% da carne bovina que consome. E 80% da carne bovina importada pelo Japão vem da Austrália e dos Estados Unidos. O Brasil, com sua competência, sua capacidade de fornecer uma mercadoria de alta qualidade e de maneira segura e confiável, também quer participar desse mercado”, explicou o embaixador Eduardo Paes Saboia, secretário de Ásia e Pacífico do Ministério das Relações Exteriores, em briefing para jornalistas.

Outro ponto de interesse é o investimento japonês na energia renovável brasileira, tema caro ao presidente Lula.

O primeiro-ministro chegou ao Brasil na quinta-feira (2/5) e será recebido pelo petista no Palácio do Planalto na manhã desta sexta. Após uma reunião, Lula e Kishida farão uma declaração à imprensa. O discurso do primeiro-ministro deve se centrar na política externa do Japão em relação à América Latina e ao Caribe.

Além disso, está prevista a assinatura de um amplo acordo de cooperação em questões ambientais, contemplando temas como mudanças climáticas e descarbonização.

O último encontro entre os líderes ocorreu durante a visita do brasileiro a Hiroshima, no Japão, para participar da cúpula do G7. A viagem ocorreu em maio do ano passado.

Agenda

Ainda na sexta, o primeiro-ministro embarca para o Paraguai. Depois, no sábado (4/5), ele volta ao Brasil para cumprir agendas em São Paulo. Kishida fará um tour pelo bairro da Liberdade, na capital paulista, onde visitará a sede da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social e o Centro Cultural Hiroshima do Brasil.

Ele também deve visitar o Memorial em Homenagem aos Imigrantes Pioneiros Falecidos (Ireihi), o Pavilhão Japonês — ambos localizados no Parque Ibirapuera — e a Japan House, na Avenida Paulista. É previsto ainda um encontro com empresários e com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?