metropoles.com

No AP, Lula critica preço de passagens aéreas: “Não tem explicação”

Presidente Lula criticou o preço dos bilhetes e da conta de energia, em evento do Minha Casa Minha Vida em Macapá

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/PR
imagem colorida homens em palco - metrópoles
1 de 1 imagem colorida homens em palco - metrópoles - Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou, nesta segunda-feira (18/12), o preço das passagens aéreas e da conta de energia elétrica no país. Segundo o chefe do Planalto, o governo federal terá de se debruçar sobre os dois temas, porque não há explicação para os valores que pesam no bolso da população.

“O governador [do AP, Clécio Luís] estava me contando que, de vez em quando, uma passagem de avião daqui pra Brasília chega a custar 10 mil reais. Não tem explicação, não tem explicação o preço das passagens de avião nesse país”, defendeu o petista.

Lula participa da entrega de mil unidades do Minha Casa, Minha Vida em Macapá, capital do Amapá, nesta tarde. O evento ocorre nos residenciais Miracema III e IV, construídos por iniciativa do governo federal, com a presença de ministros e senadores do estado.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o preço da passagem subiu 19,12% em novembro deste ano, e foi responsável por 0,14 ponto percentual do índice cheio da inflação do mês. Foi o terceiro mês consecutivo em que o indicador teve alta de dois dígitos. Em setembro, as passagens avançaram 13,47% e, em outubro, 23,7%.

No acumulado de 2023, até novembro, o preço da passagem aérea já avançou 35,24% No ano passado, a alta foi de 23,53%.

Plano do governo

Durante o evento, Lula defendeu que o preço das passagens e da conta de energia elétrica nos estados são “coisas que o governo vai ter que se debruçar, o Senado vai ter que se debruçar, para encontrar uma solução”.

Nesta segunda-feira, o governo federal anunciou a primeira etapa do Plano de Universalização do Transporte Aéreo, cujo objetivo é reduzir o preço das passagens aéreas no país, capitaneado pelo Ministério dos Portos e Aeroportos.

A proposta, elaborada em parceria entre o governo federal e as companhias do segmento, prevê a oferta de uma cota de viagens com valores mais acessíveis, focada em garantir que todas as camadas da população tenham acesso ao turismo.

Conta de energia

Também durante o evento em Macapá, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou que o governo federal irá investir R$ 350 milhões para amortizar o reajuste na conta de energia dos amapaenses, e garantir que o valor seja equivalente ao das demais unidades federativas.

Enquanto no restante do país o percentual de reajuste varia entre 15% e 25%, o Amapá tinha uma expectativa de aumento médio de 44%, antes da proposta de intervenção federal anunciada por Silveira durante evento na cidade.

“Quero aqui dizer em primeira mão. Resolveremos o problema da conta de energia do povo do Amapá. O povo do Amapá só pagará a média nacional”, afirmou o ministro.

Ele detalhou que, para garantir a medida, “o governo federal está investindo R$ 350 milhões” para a questão.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?