No AM, Lula assina retomada do programa Luz Para Todos
Os compromissos do presidente Lula no Amazonas se estenderão até a próxima quarta-feira (9/8) por ocasião da Cúpula da Amazônia, em Belém
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, na manhã desta sexta-feira (4/8), da cerimônia de relançamento do Programa Luz para Todos, em Parintins, no Amazonas. Este foi o primeiro evento da extensa agenda do petista na Região Norte.
Os compromissos se estenderão até a próxima quarta-feira (9/8) por ocasião da Cúpula da Amazônia, em Belém (PA).
Na solenidade desta sexta, Lula ainda participa da inauguração da interligação dos municípios de Itacoatiara, Parintins (AM) e Juruti (PA) – o Linhã do Tucuruí – ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Ele ainda assina um decreto de interligação elétrica dos países da América do Sul.
Veja aqui a íntegra do lançamento do programa:
Será a primeira vez em 45 anos que países da região se reúnem. O objetivo é organizar uma proposta comum a ser apresentada aos principais fóruns internacionais que tratam da preservação do meio ambiente e das consequências das mudanças climáticas.
Segundo o governo federal, o remodelado Luz para Todos pode beneficiar, até 2026, 500 mil famílias. O intuito do programa é levar energia elétrica à população rural, em especial no Norte do país e em regiões remotas da Amazônia Legal, que compreende a totalidade dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins e parte do Maranhão.
Lançado por Lula em 2003, a ação tem como objetivo “garantir a erradicação da pobreza energética” e o “desenvolvimento social e econômico”. Além de Lula, está presente na cerimônia o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Agenda no Norte
O primeiro compromisso programado do mandatário é o anúncio de retomada do programa Luz Para Todos, na Praça Digital de Parintins. O evento ocorre às 11h no horário local (12h em Brasília).
Durante o fim de semana, o mandatário deve descansar em Alter do Chão (PA), no distrito de Santarém (PA), conforme adiantou a coluna Igor Gadelha, do Metrópoles.