metropoles.com

No 2º dia em Dubai, Bolsonaro participa de feira aeroespacial

Governo quer firmar memorando de entendimento com o Internacional Golden Group, empresa líder no fornecimento de produtos às Forças Armadas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alan Santos/PR
Bolsonaro se encontra com o emir de Dubai, Mohammed bin Rashid Al Maktoum
1 de 1 Bolsonaro se encontra com o emir de Dubai, Mohammed bin Rashid Al Maktoum - Foto: Alan Santos/PR

Enviada especial aos Emirados Árabes – O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) participa, na tarde deste domingo (14/11, horário local), da Dubai Air Show, considerada uma das principais feiras da indústria aeroespacial no mundo.

O ministro da Defesa, Walter Braga Netto, também participa da exposição com o objetivo de ampliar parcerias comerciais e captar novos investimentos para o Brasil.

6 imagens
Bolsonaro e comitiva nos Emirados Árabes
O presidente brasileiro recebeu os cumprimentos do ministro de Estado para Inteligência Artificial, Economia Digital e Aplicativos de Trabalho Remoto, Omar bin Sultan Al Olama
Dubai Air Show
Bolsonaro e Mohammed bin Rashid Al Maktoum
Bolsonaro se encontra com o emir de Dubai, Mohammed bin Rashid Al Maktoum
1 de 6

Bolsonaro conversa com emir dos Emirados Árabes

Redes sociais/Reprodução
2 de 6

Bolsonaro e comitiva nos Emirados Árabes

Redes sociais/Reprodução
3 de 6

O presidente brasileiro recebeu os cumprimentos do ministro de Estado para Inteligência Artificial, Economia Digital e Aplicativos de Trabalho Remoto, Omar bin Sultan Al Olama

Mayara Oliveira/Metrópoles
4 de 6

Dubai Air Show

Dubai Air Show/Reprodução
5 de 6

Bolsonaro e Mohammed bin Rashid Al Maktoum

Alan Santos/PR
6 de 6

Bolsonaro se encontra com o emir de Dubai, Mohammed bin Rashid Al Maktoum

Alan Santos/PR

Durante a Dubai Air Show, o governo deve firmar um memorando de entendimento com o Internacional Golden Group, empresa líder no fornecimento de produtos às Forças Armadas dos Emirados.

Pelo acordo, ficam previstos o desenvolvimento, a produção e a comercialização de produtos de Defesa. Os Emirados Árabes estão entre os cinco países que mais compram produtos brasileiros neste segmento. De 2019 a 2020, o Brasil exportou US$ 426,2 milhões.

A edição da Dubai AirShow deste ano conta com exposições de aeronaves como cargueiros e jatos comerciais, militares e particulares.

O Brasil tem um pavilhão na feira de exposições. A Embraer também tem um espaço no evento. Além do KC-390, a empresa brasileira também levou um exemplar do turboélice EMB-314, o Super Tucano, para a feira.

Embraer e FAB

Na semana passada, uma  polêmica envolveu a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Embraer, na questão da compra do avião KC-390.

O comandante da Aeronáutica, Carlos de Almeida Baptista Junior, anunciou na sexta-feira (12/11) que a instituição iria reduzir a quantidade contratada de KC-390 de 28 para 15, alegando questões financeiras para a decisão de reduzir em 25% no valor dos contratos, firmados em 2014. FAB anuncia compra menor de aviões cargueiros da Embraer, que reclama.

De acordo com Bolsonaro, a questão não se trata de uma quebra de contrato, mas que o orçamento da Força Aérea está “apertado”. “Aqui, por coincidência, falei com o xeiqui [emir de Dubai, Mohammed bin Rashid Al Maktoum, primeiro-ministro e vice-presidente dos Emirados Árabes]. Ele tem interesse em adquirir os KC-390. Pode ter certeza que não vai ser por falta de mercado que a Embraer não vai trabalhar”, apontou.

Agenda internacional

O presidente Jair Bolsonaro chegou aos Emirados Árabes na manhã de sábado (13/11) para um “giro comercial” em busca de investimentos no Brasil. O mandatário da República ainda deve visitar Bahrein e Catar.

A agenda internacional ainda inclui reuniões para debater a alta do petróleo, que tem impacto direto nos preços dos combustíveis no Brasil, e a transição energética.

Esta é a segunda viagem presidencial de Bolsonaro a países do Oriente Médio e a nações que ficam na região do Golfo Pérsico. Em 2019, ainda no primeiro ano de mandato, o presidente brasileiro visitou Riad, na Arábia Saudita; Abu Dhabi, nos Emirados Árabes; e Doha, no Catar.

Emirados

Nos Emirados, o chefe do Executivo federal terá reuniões com autoridades árabes, além de marcar participação em feiras e exposições com foco em investimentos e comércio internacional. Bolsonaro ficará em Dubai até a próxima terça-feira (16/11).

No sábado, o presidente teve uma reunião bilateral com o emir de Dubai e primeiro-ministro e vice-presidente dos Emirados Árabes, Mohammed bin Rashid Al Maktoum.

Na segunda-feira (15/11), dia da Proclamação da República do Brasil, Bolsonaro deve participar da abertura do Invest In Brasil Forum, um dos eventos previstos na Expo Dubai 2020. O presidente também deverá visitar o pavilhão de exposições brasileiras, localizado no distrito da sustentabilidade do evento.

Bahrein e Catar

Dando continuidade à viagem no Golfo, Bolsonaro chega a Manama, capital do Bahrein, na manhã de 16 de novembro. Na agenda, está prevista a inauguração da embaixada brasileira no país, além de almoço e reunião bilateral com o rei do Bahrein, Hamad bin Isa Al Khalifa.

No dia seguinte, o chefe do Executivo federal desembarcará em Doha, no Catar. Logo na chegada ao país, o presidente brasileiro deverá se encontrar com o emir do Catar, Tamim bin Hamad Al Thani, para uma reunião, seguida de cerimônia de assinatura de atos internacionais.

Os dois líderes ainda terão encontros privados e uma segunda reunião, com autoridades dos dois países. Após as agendas, Bolsonaro também deverá participar de um almoço oferecido pelo emir do Catar.

No período da tarde, está prevista a visita do presidente ao estádio Lusail, com a presença do presidente-executivo da Fifa. À noite, o o titular do Palácio do Planalto ainda deverá participar de jantar oferecido pelo emir do Catar a empresários do país.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?