metropoles.com

Guaíba bate 5,22 m e Prefeitura de Porto Alegre monta barricadas

Guaíba subiu mais uma vez. Moradores de bairros como Lami devem deixar suas casas imediatamente, segundo alerta da prefeitura

atualizado

Compartilhar notícia

Ramiro Sanchez/Getty Images
Vista aérea RS - Estado de calamidade pública após enchentes causadas pela forte chuva atingiram o estado brasileiro do Rio Grande do Sul RS - Metrópoles
1 de 1 Vista aérea RS - Estado de calamidade pública após enchentes causadas pela forte chuva atingiram o estado brasileiro do Rio Grande do Sul RS - Metrópoles - Foto: Ramiro Sanchez/Getty Images

O nível do Guaíba, em Porto Alegre (RS), voltou a subir nesta terça-feira (14/5). Na última atualização das 15h15, o boletim da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) indicou que as águas subiram para 5,22 metros.

O Guaíba pode ultrapassar o pico de 5,33 m, registrado em 5 de maio, entre terça e quarta-feira (15/5), segundo projeção da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) divulgada no domingo (12/5).

Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou, na manhã desta terça, que o lago pode ultrapassar os níveis da cheia da semana passada e que o Rio Gravataí está seguindo esse mesmo padrão, por conta das chuvas que castigam a região.

6 imagens
Nível do rio pode chegar a 5,35 metros
1 de 6

Barricada foi montada para conter o avanço das águas

Reprodução/RBS TV
2 de 6

Nível do rio pode chegar a 5,35 metros

Reprodução/RBS TV
3 de 6

Jefferson Bernardes/Getty Images
4 de 6

Jefferson Bernardes/Getty Images
5 de 6

Jefferson Bernardes/Getty Images
6 de 6

Carlos Macedo/picture alliance via Getty Images

A Prefeitura de Porto Alegre chegou a montar barricadas com sacos de areia de 1,80 metro para conter a força das águas e fez alertas à população de alguns bairros para que não retorne às suas casas.

Os moradores do Bairro Lami, próximo ao rio, tiveram que abandonar suas casas, em razão do aumento súbito das águas. Cerca de 300 pessoas foram retiradas dos locais, segundo o Corpo de Bombeiros.

Ondas atrapalham resgate

Uma equipe de resgate enfrentou ondas de 1,5 metro de altura para resgatar nove gatos, na manhã desta terça, no Bairro Lami, em Porto Alegre (RS). Essas condições adversas têm dificultado os esforços para salvamento de moradores e animais.

O número de mortes devido às enchentes no Rio Grande do Sul manteve-se em 147 entre segunda-feira (13/5) e esta terça (14/5).

O total de municípios atingidos pela tragédia climática na região, no entanto, subiu de 447 para 450, de acordo com boletim da Defesa Civil do estado, divulgado às 9h de hoje. Mais de 530 mil pessoas estão desalojadas, e 76,8 mil continuam em abrigos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?