Guaíba chega a menor nível desde pico de inundação no RS
Foram registrados 4,53 m de água no Cais Mauá às 13h15. Água flui na direção da Lagoa dos Patos e pode aumentar cheia em outras cidades
atualizado
Compartilhar notícia
O nível do lago Guaíba, no Rio Grande do Sul, atingiu neste sábado (18/5) o menor nível desde o ápice da inundação. Em 5 de maio, foram registrados 5,35 metros no cais Mauá. Às 13h15, havia 4,53 metros de água.
A água flui na direção da Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul, aumentando a cheia em cidades como Rio Grande e São José do Norte antes de desembocar no Oceano Atlântico.
Na noite de quinta-feira (16/5), a Defesa Civil divulgou um alerta para a continuidade da elevação dos níveis da Lagoa dos Patos.
O lago deve permanecer acima dos 4 metros até o início da próxima semana e acima da cota de inundação, que é de 3 metros, ao menos até o final do mês, devido a possibilidade de mais chuva.
Chuvas isoladas
Neste sábado, o norte do Rio Grande do Sul terá chuvas isoladas e mais fracas. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A região está em meio a uma frente fria.
Já nas outras regiões do estado, não há previsão de chuva. As temperetaruras em Porto Alegre terão máxima de 16ºC.
A frente fria deve atingir, neste sábado, os estados de Santa Catarina e Paraná. Chuvas estão previstas para essas regiões.
A situação climática coloca a região Sul em alerta para novas inundações e possíveis deslizamentos de terra.