Níveis dos rios da Região Sul recuam com falta de chuvas
Apesar do baixo nível de água nos rios, o cenário mostra uma melhora em comparação com fevereiro de 2022
atualizado
Compartilhar notícia
Os rios da Região Sul sofrem com a falta de chuvas, segundo levantamento do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) divulgado nesta quinta-feira (2/2). Entre as 46 estações hidrológicas distribuídas entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, 14 apresentaram níveis abaixo da permanência de 95% (H95) em janeiro.
Apesar do alto número de estações afetadas pela estiagem, o cenário representa melhora em comparação com fevereiro de 2022, quando 19 rios estavam com percentuais abaixo ou próximos de 95%.
Segundo o SGB, a permanência 95% é o nível do rio que corresponde à vazão que é igualada ou superada 95% do tempo, isto é, em apenas 5% do tempo observado na série histórica da estação, os níveis ficaram abaixo deste valor.
As cidades do Rio Grande do Sul que apresentaram cenário mais crítico são Rosário do Sul, banhado pela bacia do rio Uruguai, e Caxias do Sul, localizada na bacia do Rio Caí.
O Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Uruguai atende uma população de 343 mil habitantes, ao passo que o monitoramento da Bacia do Rio Caí alcança 81.347 moradores.