Niterói libera 2ª dose da Pfizer para quem teve reação com AstraZeneca
Medida vale para cidadãos que apresentaram efeitos adversos após tomarem a vacina AstraZeneca. É preciso assinar um termo de consentimento
atualizado
Compartilhar notícia
A partir desta quinta-feira (12/8), pessoas que apresentaram reações à vacina da AstraZeneca em Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, poderão tomar a segunda dose da Pfizer. A permissão da intercambialidade de imunizantes contra a Covid-19 foi anunciada pelo município nas redes sociais.
A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói informou que o cidadão deverá preencher um termo de consentimento em que declara o efeito adverso apresentado. Pessoas relatam desde febre até calafrios e fadiga, o que é normal, de acordo com especialistas.
O documento está disponibilizado no site da prefeitura. Além disso, a pessoa deve respeitar o intervalo entre as doses e apresentar identidade, CPF, comprovante de residência e comprovante da primeira dose.
Até então, somente grávidas poderiam tomar a segunda dose da Pfizer ou da Coronavac tendo tomado AstraZeneca na primeira, por orientação do Ministério da Saúde. A cidade do Rio de Janeiro também adotou a medida após a morte de uma gestante que tomou a AstraZeneca na capital.
O órgão também permite a intercambialidade caso haja problemas no envio de remessas e os lotes não cheguem aos estados no devido prazo.
Em nota, a Prefeitura de Niterói informou que 47% da população adulta já tomou as duas doses ou a dose única e que 88% das pessoas acima de 18 anos já tomaram a primeira dose.