Niterói fiscaliza uso de máscaras: “Em guerra”, diz agente em ônibus
“Se incomoda usar a máscara, fique em casa”, diz fiscal durante ação educativa na cidade do RJ. Multa será de R$ 180 para quem não usar
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro – A cidade de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, segue apertando a fiscalização contra os moradores e visitantes que não usam as máscaras de proteção facial.
O cerco está ainda mais fechado nos transportes públicos, com ações educativas de agentes da Guarda Municipal, que entram nos veículos e fazem o alerta.
Em um vídeo que já tem grande circulação nos aplicativos de mensagens, um agente faz uma discurso rígido chamando a atenção de quem não cumpre a regra de usar a máscara. Veja o vídeo:
O fiscal ameaça multar o motorista e o cobrador pelo erro dos passageiros, atribuindo culpa para conscientizar os “sem máscaras”.
“A Guarda Municipal vai começar a inflacionar os senhores por não cumprir o decreto (que obriga o uso de máscaras). A multa custa R$ 180 e é aplicada no CPF. Se pegarmos os senhores sem máscara ou com a máscara no queixo, vamos ser obrigados a multar o motorista e o cobrador. E aí eu pergunto: é justo que eles paguem a multa porque alguns dos senhores não usam máscara corretamente?”, questiona o agente, durante uma ação num ônibus.“, questiona o agente, durante uma ação num ônibus.
No vídeo, o guarda ainda pede desculpas por agir de forma dura e falar a verdade e termina pedindo respeito à vida dos outros e à sua própria, que ele está arriscando pelo “bem de todos”.
“Prefiro ser duro com vocês, a falar bonito. Falo a verdade. Estamos numa guerra, então sejam responsáveis. Se vocês se incomodam em usar a máscara, fiquem em casa, respeitem a vida dos outros e a minha também”, completa.
Além do uso de máscaras, a cidade reforça ainda a necessidade de se manter o distanciamento social.