Nísia Trindade anuncia campanha nacional de vacinação em fevereiro
Ministra da Saúde, Nísia Trindade pretende aumentar coberturas vacinais do país, em queda nos últimos anos
atualizado
Compartilhar notícia
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou nesta terça-feira (10/1) que o governo federal pretende iniciar uma grande campanha nacional de vacinação em fevereiro.
“Nesse momento, a Câmara Técnica para Imunizações está reunida para que possamos, em fevereiro, dar início de uma forma mais efetiva a uma campanha de vacinação”, explicou. “Nós estamos falando não só de Covid — que vai passar a estar no calendário regular de imunizações —, mas nós temos a grande tarefa de recuperar as altas coberturas vacinais do Brasil.”
Nísia concedeu entrevista coletiva depois de se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ela elencou, também, outras prioridades do início da gestão, como um plano emergencial para reduzir filas de diagnóstico e cirurgias.
A ministra garantiu o abastecimento nacional de imunizantes contra a Covid-19 para o público infantil. “O que nós estamos fazendo é antecipar o tempo mais breve com a Pfizer, já estaremos recebendo 715 mil doses da vacina produzida pelo Butantan na próxima semana provavelmente e já firmamos um contrato para um total de 2 milhões de doses desse instituto. Com a Pfizer fizemos o mesmo processo”, explicou.
Entre as prioridades elencadas pela ministra, também está a revisão total de contratos com as secretarias. “Caso consideremos necessário, pediremos uma auditoria plena, sempre em conversa com a [Controladoria-Geral da União] CGU”, pontuou.