metropoles.com

Ministra reforça ações de prevenção e controle contra dengue no Brasil

O Brasil tem mais de 360 mil casos prováveis de dengue e 40 vidas perdidas pela doença, segundo o Ministério da Saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Luis Alvarez
Vacina
1 de 1 Vacina - Foto: Luis Alvarez

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, reforçou a necessidade de adoção de medidas de combate e prevenção contra o avanço da dengue no Brasil. Em pronunciamento realizado na noite desta terça-feira (6/2), Nísia também destacou que o país vai iniciar a vacinação contra a doença. Mesmo assim, não marcou uma data para o início da campanha.

Brasil registra mais de 121 mil casos prováveis de dengue em 10 dias

“Essa situação exige ações adicionais do governo federal, dos governadores, dos prefeitos e de toda população. Este é o momento de intensificar os cuidados e a prevenção. Agora, é a hora de todo o Brasil se unir contra a dengue”, reforçou Nísia.

“É fundamental que as prefeitas e os prefeitos intensifiquem os cuidados com a limpeza urbana, evitando o acúmulo de lixo e de água, onde os mosquitos se proliferam. Da mesma forma, é essencial a ação das governadoras e dos governadores apoiando seus sistemas de saúde”, disse a ministra da Saúde.

A ministra da Saúde reforçou a necessidade da população de adotar medidas para conter o avanço da doença, como descartar o lixo corretamente, manter as vasilhas de água dos animais sempre limpas e guardar garrafas e pneus em locais cobertos.

Nísia Trindade frisou que atualmente o Brasil tem um número limitado de doses e que a imunização será destinada para um público alvo, de jovens de 10 a 14 anos que vivem em municípios selecionados. No entanto, o Ministério da Saúde ainda não divulgou o calendário.

“A vacinação se dará de forma progressiva dado o número limitado de doses produzidas pelo laboratório fabricante. Os critérios de distribuição inicial para um grupo de municípios foram baseados na incidência da doença e definidos pelo Ministério da Saúde e pelos Conselhos Nacionais de secretários de saúde de estados e municípios”, salientou a ministra.

A vacina Qdenga, da farmacêutica japonesa Takeda Pharma, foi incorporada ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) pelo Ministério da Saúde. A previsão é de que o imunizante comece a ser aplicado ainda em fevereiro.

A empresa tem dificuldades para o fornecimento das doses da vacina; por isso, ela será restrita a um público-alvo neste momento.

O governo federal aguarda ainda o imunizante do Instituto Butantan, que está em fase de testes, e o pedido para aprovação do medicamento deve ser encaminhado no segundo semestre para Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Casos de dengue

A última atualização do Painel de Monitoramento das Arboviroses, com informes diários sobre dengue, zika e chikungunya, mostra que 364.855 casos prováveis da doença foram notificados até esta terça. Ainda de acordo com a pasta, foram registradas 40 mortes por dengue.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?