metropoles.com

Nísia cita Faustão para comemorar transplantes de coração pelo SUS

Ministra da Saúde, Nísia Trindade relata 206 transplantes no último semestre. “Cada vida salva no SUS é uma imensa alegria”, diz a ministra

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Imagem colorida da ministra da Saúde, nísia trindade-ministério da saúde-Fiesp-SP-1
1 de 1 Imagem colorida da ministra da Saúde, nísia trindade-ministério da saúde-Fiesp-SP-1 - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, usou as redes sociais nesta segunda-feira (28/8) para comemorar os transplantes de coração feitos no país por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). O apresentador Fausto Silva passou pela operação na tarde desse domingo (27/8).

“Cada vida salva no SUS é uma imensa alegria. No primeiro semestre deste ano, conseguimos atender 206 pessoas para transplantes de coração, um aumento de 16% em relação ao do ano passado”, afirmou Nísia. A ministra também desejou uma boa recuperação a todos os transplantados, incluindo o apresentador.

A ex-presidente da Fiocruz lembrou que o Sistema Nacional de Transplantes é o maior sistema público de transplantes do mundo e destacou que há igualdade aos pacientes da rede pública ou privada. “Muitos critérios definem a lista de espera, como tipo sanguíneo, compatibilidade de peso e altura, genética e gravidade do quadro”, lembrou Nísia.

O procedimento de Faustão foi realizado pelo Hospital Albert Einstein, em São Paulo. A esposa do apresentador, Luciana Cardoso, relatou por meio de publicação nas redes sociais que o marido entrou na fila por um transplante de coração no dia 8 de agosto de 2023.

Nesse domingo, o Ministério da Saúde publicou uma nota para mostrar os critérios que regem a fila de transplantes. De acordo com a pasta, “na última semana, entre 19 e 26 de agosto, foram realizados 13 transplantes de coração no país, sendo sete no estado de São Paulo, unidade da Federação com maior volume de transplantes”.

A manifestação ocorre num momento em que circulam críticas nas redes sociais sob uma suposta rapidez no atendimento a Faustão, que foi operado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e se recupera na UTI. Ele foi internado em 5 de agosto, com insuficiência cardíaca, e teve o transplante indicado no último dia 20.

Lista de critérios

Segundo o MS, a lista para transplantes “é única e vale tanto para os pacientes do SUS quanto para os da rede privada. A lista de espera por um órgão funciona baseada em critérios técnicos, em que tipagem sanguínea, compatibilidade de peso e altura, compatibilidade genética e critérios de gravidade distintos para cada órgão determinam a ordem de pacientes a serem transplantados.

Quando os critérios técnicos são semelhantes, a ordem cronológica de cadastro, ou seja, a ordem de chegada, funciona como critério de desempate. Pacientes em estado crítico são atendidos com prioridade, em razão de sua condição clínica”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?