Nísia cita Faustão para comemorar transplantes de coração pelo SUS
Ministra da Saúde, Nísia Trindade relata 206 transplantes no último semestre. “Cada vida salva no SUS é uma imensa alegria”, diz a ministra
atualizado
Compartilhar notícia
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, usou as redes sociais nesta segunda-feira (28/8) para comemorar os transplantes de coração feitos no país por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). O apresentador Fausto Silva passou pela operação na tarde desse domingo (27/8).
“Cada vida salva no SUS é uma imensa alegria. No primeiro semestre deste ano, conseguimos atender 206 pessoas para transplantes de coração, um aumento de 16% em relação ao do ano passado”, afirmou Nísia. A ministra também desejou uma boa recuperação a todos os transplantados, incluindo o apresentador.
A ex-presidente da Fiocruz lembrou que o Sistema Nacional de Transplantes é o maior sistema público de transplantes do mundo e destacou que há igualdade aos pacientes da rede pública ou privada. “Muitos critérios definem a lista de espera, como tipo sanguíneo, compatibilidade de peso e altura, genética e gravidade do quadro”, lembrou Nísia.
O procedimento de Faustão foi realizado pelo Hospital Albert Einstein, em São Paulo. A esposa do apresentador, Luciana Cardoso, relatou por meio de publicação nas redes sociais que o marido entrou na fila por um transplante de coração no dia 8 de agosto de 2023.
Nesse domingo, o Ministério da Saúde publicou uma nota para mostrar os critérios que regem a fila de transplantes. De acordo com a pasta, “na última semana, entre 19 e 26 de agosto, foram realizados 13 transplantes de coração no país, sendo sete no estado de São Paulo, unidade da Federação com maior volume de transplantes”.
A manifestação ocorre num momento em que circulam críticas nas redes sociais sob uma suposta rapidez no atendimento a Faustão, que foi operado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e se recupera na UTI. Ele foi internado em 5 de agosto, com insuficiência cardíaca, e teve o transplante indicado no último dia 20.
Lista de critérios
Segundo o MS, a lista para transplantes “é única e vale tanto para os pacientes do SUS quanto para os da rede privada. A lista de espera por um órgão funciona baseada em critérios técnicos, em que tipagem sanguínea, compatibilidade de peso e altura, compatibilidade genética e critérios de gravidade distintos para cada órgão determinam a ordem de pacientes a serem transplantados.
Quando os critérios técnicos são semelhantes, a ordem cronológica de cadastro, ou seja, a ordem de chegada, funciona como critério de desempate. Pacientes em estado crítico são atendidos com prioridade, em razão de sua condição clínica”.