metropoles.com

“Ninguém atendeu”: pacientes se indignam após homem morrer em UPA

Os funcionários que estavam de plantão em UPA do Rio serão demitidos, conforme informou o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Redes sociais
pacientes mostram indignação com a UPA após homem morrer esperando
1 de 1 pacientes mostram indignação com a UPA após homem morrer esperando - Foto: Reprodução/Redes sociais

Na última sexta-feira (13/12), um homem de 32 anos morreu enquanto aguardava atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Cidade de Deus, na zona oeste do Rio. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram o corpo de José Augusto Mota da Silva, 32 anos, sendo retirado após a morte, com pessoas ao redor indignadas com a situação: “Agora ele é paciente, né?”.

Os funcionários que estavam de plantão serão demitidos, conforme informou o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

Veja:

 

Nas imagens, é possível ver o homem já morto, sentado, e, em seguida, a mulher que grava pergunta sobre a família dele. O vídeo mostra o corpo dele sendo colocado em uma maca, com os funcionários da UPA se aproximando para ver a situação. “Agora é paciente, né? Agora vocês estão com pressa. O homem chegou aqui gritando de dor”, diz uma mulher que estava no local aos funcionários.

“Todo mundo é culpado, ninguém atendeu”, alega a mulher que gravava o vídeo.

Por meio da redes sociais, Soranz considerou a situação inadmissível. “Todos os profissionais que estavam no plantão serão demitidos, responderão à sindicância e serão denunciados aos seus respectivos conselhos de classe. É inadmissível não perceberem a gravidade do caso. @Saude_Rio”, disse o secretário.

Parada cardiorrespiratória

De acordo com a SMS, o homem chegou ao local andando, lúcido, mas reclamava de muitas dores no corpo. Segundo a pasta, os profissionais da UPA disseram que toda a situação foi muito rápida. A coordenação da unidade abriu uma sindicância para apurar o caso.

Após passar por uma triagem, ele aguardou pelo atendimento sentado. Segundo a SMS, a equipe médica foi acionada quando ele perdeu a consciência. Após verificar que o paciente estava desacordado, os funcionários levaram José Augusto para Sala Vermelha para realizar atendimento, mas ele não resistiu. De acordo com a secretaria, ele sofreu uma parada cardiorrespiratória.

O caso foi registrado na 41ª DP (Tanque) e será investigado pela Polícia Civil.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?