metropoles.com

Nikolas e mais: veja políticos fora de SP que apoiam Marçal e Boulos

Eleição municipal de São Paulo foi nacionalizada e promove racha no bolsonarismo e no governo Lula, com Alckmin ao lado de Tábata

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Pablo Marçal (esq.) e Guilherme Boulos, candidatos à Prefeitura de SP - Metrópoles
1 de 1 Pablo Marçal (esq.) e Guilherme Boulos, candidatos à Prefeitura de SP - Metrópoles - Foto: Reprodução

Nacionalizada, a disputa pela Prefeitura de São Paulo tem dividido tanto os eleitores como políticos de diferentes espectros, que traem as orientações partidárias e apoiam candidatos de siglas “opositoras”. O primeiro turno para definir o próximo prefeito de São Paulo ocorre neste domingo (6/10).

A última pesquisa Datafolha, divulgada nessa quinta-feira (3/10), mostra que a disputa pelo maior colégio eleitoral deve ser definida apenas no segundo turno. O levantamento mostra Guilherme Boulos (PSol) com 26%, o prefeito e candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB), com 24% e o Pablo Marçal (PRTB) também com 24%. Um empate triplo na margem de erro.

Confira a página especial sobre as Eleições de 2024

Pablo Marçal começou a campanha pela Prefeitura de São Paulo de forma agressiva, com ataques aos opositores e tentando conquistar votos dos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A estratégia do candidato do PRTB, no entanto, esbarrou no contragosto do ex-chefe do Executivo.

Jair Bolsonaro chegou a afirmar que Marçal “não tinha caráter”. Já o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) relembrou críticas do influenciador contra o ex-presidente.

“No momento mais crucial [nas eleições de 2022]”, Marçal não “tomou partido”.

Apesar da intriga entre o candidato do PRTB e o ex-presidente, alguns deputados do PL e apoiadores de Jair Bolsonaro têm manifestado apoio à candidatura de Marçal.

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) declarou que o atual prefeito de São Paulo e candidato à reeleição “pertence ao sistema”, ao contrário de Pablo Marçal. A manifestação não repercutiu bem entre os aliados do PL.

Na Câmara dos Deputados, Nikolas Ferreira é um dos deputados mais engajados contra as ações do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e defensor das bandeiras do ex-presidente Bolsonaro.

O racha entre o clã Bolsonaro e Marçal também aparece nas manifestações públicas dos deputados federais Nelson Barbudo (PL-MT) e Daniel José (Podemos-SP). Ambos “fizeram o M” de Marçal.

Boulos em São Paulo

A campanha de Boulos tem pregado o voto útil, com o intuito de atrair os eleitores da deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) na intenção de chegar ao segundo turno das municipais.

O candidato do PSol também conquistou apoio de políticos de outro espectro. Como é o caso do senador Giordano (MDB-SP), que se colocou contrário à orientação do próprio partido, que tem Ricardo Nunes como candidato à Prefeitura de São Paulo, para apoiar Guilherme Boulos.

Outros nomes ligados a Ricardo Nunes declaram apoio à campanha do psolista, como é o caso de Ricardo Patah, da União Geral dos Trabalhadores (UGT), e Miguel Torres, da Força Sindical, como mostrou Igor Gadelha, do Metrópoles.

Os presidentes das centrais sindicais são filiados a partidos políticos que apoiam a reeleição de Nunes. Patah é filiado ao PSD de Gilberto Kassab, secretário do governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos). Já Miguel Torres é filiado ao Solidariedade.

A disputa pelo governo paulistano também tem esbarrado nos ideários do governo federal. Em que Boulos conta com o apoio do presidente Lula, enquanto Tabata Amaral tem Geraldo Alckmin (PSB), vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, como padrinho político.

Como nem Lula nem Alckmin têm se envolvido muito na campanha municipal, porém, as diferenças não viraram uma crise no governo federal.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?